Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
TRISTEZA

Morre paciente que recebeu transplante de 5 órgãos do mesmo doador

O arquiteto Luiz Perillo, de 35 anos, morreu na manhã desta terça-feira (30). O falecimento foi comunicado nas redes sociais por familiares

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Morre paciente que recebeu transplante de 5 órgãos do mesmo doador
Autor Luiz estava na fila de transplantes há quatro anos. - Foto: Reprodução/TV TEM

O arquiteto Luiz Perillo, de 35 anos, morreu nesta terça-feira (30) uma semana após passar por uma cirurgia complexa de transplante multivisceral. Luiz precisava de cinco órgãos do mesmo doador.

LEIA MAIS: Homem é achado morto após viajar escondido em avião

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Luiz passou pelo primeiro ciclo do transplante, que seria concluído com mais uma cirurgia. Antes da conclusão do ciclo, o arquiteto teve uma infecção. Com a complicação, os médicos resolveram pausar o processo, mas ele sofreu uma parada cardíaca.

A morte de Luiz foi comunicada nas redes sociais na manhã desta terça-feira (30). Luiz passou quatro anos na fila de espera por um estômago, pâncreas, fígado, intestino e rim de um doador compatível. Durante a espera Perillo teve um quadro infeccioso e passou mais de uma semana internado em tratamento.

O transplante de múltiplos órgãos é inédito para a maioria dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), foi realizada em São Paulo no dia 23 de setembro. No Brasil, cerca de cinco hospitais estão habilitados a realizar esse tipo de cirurgia. Em 2024, foram feitos mais de 30 mil transplantes no país, mas apenas dois foram multiviscerais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Luiz descobriu ainda jovem uma trombofilia — condição que causa formação de coágulos — doença que levou à falência dos órgãos digestivos. Ele estava internado desde 2021, dependente de nutrição parenteral por 13 horas diárias e de três sessões semanais de hemodiálise. Nesse período, chegou a pesar apenas 34 kg.



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline