MAIS LIDAS
VER TODOS

Luto

Morre dono de restaurante que inventou tiramisù

Ado Campeol, apelidado pela imprensa italiana de 'pai do tiramisù', faleceu aos 93 anos

Da Redação

·
Morre dono de restaurante que inventou tiramisù
Icone Camera Foto por Pixabay
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.11.2021, 08:12:41 Editado em 01.11.2021, 08:12:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Morreu Ado Campeol, apelidado de "pai do tiramisù" pela mídia italiana, aos 93 anos. Ele era o dono do Le Beccherie di Treviso, um restaurante no norte da Itália, onde a famosa sobremesa foi inventada por sua esposa e um chef.

continua após publicidade

O prato, com biscoitos embebidos em café e mascarpone, foi adicionado ao cardápio em 1972, mas nunca patenteado pela família. Desde então, virou um ícone da culinária italiana, adaptado por chefs de todo o mundo.

Há longas disputas sobre a origem do tiramisù, incluindo alegações de que ele foi servido como afrodisíaco em um bordel na cidade de Trevisio, no norte da Itália. No entanto, é amplamente aceita a história de que a receita foi desenvolvida no restaurante do Campeol.

continua após publicidade

Luca Zaia, governador da região do Vêneto, está entre os que prestaram homenagem. Ele escreveu no Twitter que a cidade havia perdido "mais uma estrela na história da comida e do vinho". Alle Beccherie foi inaugurado pela família de Campeol em 1939, e ele assumiu o negócio no fim da Segunda Guerra Mundial.

De acordo com o chef Roberto Linguanotto, co-inventor da sobremesa, o prato foi fruto de um acidente durante a preparação do sorvete de baunilha. Linguanotto colocou um pouco de queijo mascarpone em uma tigela com ovos e açúcar e, depois de notar o sabor agradável da mistura, contou à esposa de Campeol, Alba.

Os dois então aperfeiçoaram a sobremesa, adicionando biscoitos embebidos em café e polvilhando com cacau - chamando-a de "tiramisù", que significa algo como "puxe-me para cima". O doce apareceu na edição impressa em 1981 da Veneto, uma publicação local dedicada à comida e ao vinho, e agora é uma das sobremesas mais conhecidas da Itália.

continua após publicidade

Variantes de tiramisù apresentam álcool como rum ou marsala, mas a receita original - certificada pela Academia Italiana de Cozinha em 2010 - era sem álcool porque era destinada a ser adequada para crianças.

As informações são do g1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Morre dono de restaurante que inventou tiramisù"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!