MAIS LIDAS
VER TODOS

luto

Morre cientista que descobriu o vírus da Aids, aos 89 anos

Virologista ganhou o Prêmio Nobel por sua participação na descoberta do vírus da imunodeficiência humana (HIV)

Da Redação

·
Morre cientista que descobriu o vírus da Aids, aos 89 anos
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.02.2022, 17:24:00 Editado em 10.02.2022, 17:45:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O virologista francês Luc Montagnier, que ganhou o Prêmio Nobel por sua participação na descoberta do vírus da imunodeficiência humana (HIV) que causa a Aids, morreu aos 89 anos, em um hospital de Neuilly-sur-Seine, próximo de Paris.

continua após publicidade

Nascido na França em 1932, Montaigner obteve PhD em virologia na Universidade de Paris. Em 1972, criou um instituto especializado em retrovírus e oncovírus (causadores de câncer). Em janeiro de 1983, sua equipe isolou, junto com Françoise Barré-Sinoussi (também ganhadora do Prêmio Nobel de Medicina) e Jean-Claude Chermann, o vírus responsável pela Aids. A descoberta, chamada LAV (Lymphadenopathy Associated Virus) foi publicada em maio daquele ano. Mais tarde, ele tornou-se diretor da Fundação Mundial para Pesquisa e Prevenção da Aids em Paris.

Nos anos anteriores ao início da epidemia de Aids, Montaigner fez descobertas significativas sobre a natureza do vírus e contribuiu para a compreensão de como os vírus podem alterar a informação genética dos organismos hospedeiros. Sua investigações também abriram caminhos para curas médicas de doenças virais.

continua após publicidade

Em 2008, por seu papel na descoberta do vírus da Aids, o cientista dividiu metade do Prêmio Nobel de Medicina com Françoise. A outra metade foi concedida ao pesquisador alemão Harald zur Hausen, que estudava o câncer na época.

No entanto, sua imagem foi manchada nos últimos anos após declarações contra vacinas e sobre o coronavírus. Ele gerou polêmica em 2020 por dizer acreditar que o coronavírus foi criado em um laboratório chinês. Suas opiniões foram refutadas pela comunidade científica.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Morre cientista que descobriu o vírus da Aids, aos 89 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!