MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Moraes oficia a Lewandowski para extraditar acusado de integrar máfia italiana

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, oficiou o ministro da Justiça Ricardo Lewandowski para a adoção de 'providências necessárias' à extradição para a Itália do prisioneiro Vicenzo Pasquino, apontado como integrante da máfia calabr

Pepita Ortega (via Agência Estado)

·
Escrito por Pepita Ortega (via Agência Estado)
Publicado em 21.02.2024, 16:25:00 Editado em 21.02.2024, 16:32:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, oficiou o ministro da Justiça Ricardo Lewandowski para a adoção de 'providências necessárias' à extradição para a Itália do prisioneiro Vicenzo Pasquino, apontado como integrante da máfia calabresa 'Ndrangheta - considerada uma das maiores e mais poderosas organizações criminosas do mundo.

continua após publicidade

A determinação se dá um ano e dois meses após a Primeira Turma da Corte dar o aval para a entrega de Paquino aos investigadores italianos.

Em dezembro, Moraes autorizou o prosseguimento da extradição. O processo estava suspenso desde fevereiro de 2023, em razão da pendência de finalização do pedido de refúgio feito por Pasquino. O ministro destacou que a solicitação foi negada por unanimidade pelo Conare, que informou ao STF que não houve a interposição de recurso por parte da defesa do mafioso.

continua após publicidade

No dia 5 de janeiro, o vice-procurador-geral da República Hindenburgo Chateaubriand Filho requereu a expedição do ofício para que o Ministério da Justiça iniciasse o procedimento de entrega de Vicenzo Pasquino. Na última segunda, 19, Moraes acolheu o pedido e instou Lewandowski a dar andamento à extradição.

Pasquino foi preso pela Polícia Federal em João Pessoa, em maio de 2021, na mesma operação que deteve Rocco Morabito - o 'rei da cocaína' de Milão. Condenado a mais de 100 anos de prisão por tráfico internacional de drogas e participação em organização criminosa, Morabito foi extraditado em julho de 2022, após o aval do STF.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Moraes oficia a Lewandowski para extraditar acusado de integrar máfia italiana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!