MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

MME: já está atendida cerca de 33% da carga típica para o horário em Macapá

O Ministério de Minas e Energia informou há pouco que Macapá voltou a receber energia elétrica após ter sido reconectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) na madrugada deste sábado. De acordo com a pasta, a religação o fornecimento de eletricidade est

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.11.2020, 10:38:00 Editado em 07.11.2020, 17:50:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério de Minas e Energia informou há pouco que Macapá voltou a receber energia elétrica após ter sido reconectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) na madrugada deste sábado. De acordo com a pasta, a religação o fornecimento de eletricidade está sendo feita de forma escalonada, e a capital do Amapá já estaria recebendo cerca de um terço da carga típica para o horário.

continua após publicidade

Em nota oficial, o ministério informou que a conclusão dos reparos de um dos transformadores da Subestação Macapá permitiu o reinício do atendimento aos consumidores de forma gradativa, obedecendo a critérios de segurança e confiabilidade.

O conserto do equipamento foi concluído às 3h da manhã, e o religamento exigiu um tempo para aquecimento e monitoramento de características técnicas. Os primeiros consumidores começaram a receber eletricidade às 4h19. A operação começou com uma carga de 20 megawatts (MW) de potência, que foi elevada para 30 MW às 5h05 e chegou a 50 MW às 5h36.

continua após publicidade

No momento, já são atendidos 80 MW, sendo metade pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) e metade pela Usina Hidrelétrica Coracy Nunes, localizada no próprio Amapá. O montante equivale a 33% da carga típica para o horário na região - de cerca de 240 MW.

Segundo o MME, o processo de aumento de carga e ligação de mais consumidores está em curso. A pasta esclarece que a tomada de carga pela rede de distribuição demanda manobras em campo que levam tempo para ser concretizadas.

Um incêndio na subestação Macapá ocorrido na noite de terça-feira, 3, levou ao desligamento automático da linha de transmissão Laranjal/Macapá e das usinas hidrelétricas de Coaracy Nunes e Ferreira Gomes. O fogo tomou conta da subestação e interrompeu cerca de 250 MW de carga elétrica. Ao todo, 14 dos 16 municípios do Estado ficaram sem energia.

Na sexta-feira à noite, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou ao Broadcast que tinha a expectativa de restabelecer parte do fornecimento de energia elétrica no Amapá a partir desta madrugada. Pela manhã, Bento chegou a dizer que o plano do governo era restabelecer o fornecimento de 70% da carga no Estado ainda na sexta-feira, mas isso não aconteceu. A retomada das condições normais de atendimento, no entanto, deverá ser mais longa, em até 10 dias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "MME: já está atendida cerca de 33% da carga típica para o horário em Macapá"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!