MAIS LIDAS
VER TODOS

Vacina

Misturar Pfizer e AstraZeneca é seguro, diz estudo

Segundo pesquisas recentes, a troca de imunizantes não é ideal, mas não faz mal.

Da Redação

·
Misturar Pfizer e AstraZeneca é seguro, diz estudo
Icone Camera Foto por Divulgação Pfizer
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.09.2021, 15:55:29 Editado em 13.09.2021, 15:55:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com a falta de doses do imunizante AstraZeneca, a prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (13), que usará doses da Pfizer como substituta para quem iria tomar a segunda dose da AstraZeneca.

continua após publicidade

Na tentativa de continuar a vacinação, a troca de uma vacina pela outra, mesmo de fabricantes diferentes, foi aprovada pelo Ministério da Saúde, pelo Plano Estadual de Imunização e pelo Comitê Científico do Estado.

Segundo pesquisas recentes, a troca de imunizantes não é ideal, mas não faz mal. Um estudo recente do Reino Unido, publicado na revista científica The Lancet em janeiro deste ano, indicou que a mistura é segura.

continua após publicidade

Os cientistas avaliaram pessoas que tomaram as duas doses do mesmo fabricante e outras que finalizaram a imunização com doses da AstraZeneca e Pfizer, em um intervalo de quatro semanas entre as duas. Participaram da pesquisa 830 voluntários com idades acima de 50 anos.

Os pesquisadores do Reino Unido chegaram à conclusão de que aqueles que misturaram as vacinas, se contaminados, desenvolveram sintomas leves a moderados. A resposta imunológica foi melhor neste grupo do que entre pessoas que tomaram as doses do mesmo fabricante.

O imunologista responsável pelo projeto Brasil Sem Alergia, Marcelo Bossois, afirmou, em entrevista ao UOL, que a troca de imunizantes só deve ser administrada se houver realmente necessidade. Segundo ele, o melhor seria utilizar vacinas com tecnologias iguais. “No caso da AstraZeneca, a melhor opção seria a Janssen, pois ambas carregam o vírus ‘vivo’. Contudo, colocando na balança os riscos e benefícios, corroborados com os estudos científicos já publicados, isso realmente nos dá segurança de fazer isso e acabar logo com a pandemia”, declarou.

Com informações: Metrópoles

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Misturar Pfizer e AstraZeneca é seguro, diz estudo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!