MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Missão Psyche: Nasa lança nesta sexta-feira espaçonave para explorar asteroide

A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) deverá lançar nesta sexta, às 11h19 (horário de Brasília), uma espaçonave para estudar um asteroide rico em metal. A missão, batizada de Psyche, mesmo nome do asteroide, estava inicialmente programada para

Redação O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)

·
Escrito por Redação O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)
Publicado em 13.10.2023, 10:58:00 Editado em 13.10.2023, 11:01:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) deverá lançar nesta sexta, às 11h19 (horário de Brasília), uma espaçonave para estudar um asteroide rico em metal. A missão, batizada de Psyche, mesmo nome do asteroide, estava inicialmente programada para decolar na quinta-feira, 12, o que não foi possível em razão de "condições meteorológicas desfavoráveis". A decolagem, em um foguete SpaceX Falcon Heavy, será do Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy da agência, na Flórida, nos Estados Unidos. A Nasa vai transmitir o lançamento em seu canal no YouTube. A transmissão começou às 10h30 (horário de Brasília). "A sonda Psyche viajará cerca de 3,5 bilhões de quilômetros para estudar esse asteroide que tem o mesmo nome da missão", afirma a agência espacial. "O asteroide, que fica na porção externa do principal cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, pode fazer parte do núcleo de um planetesimal (um bloco de construção de um planeta)", afirma a Nasa. Segundo a agência, o corpo celeste rochoso pode apresentar ainda mais informações sobre os núcleos planetários e a própria formação da Terra. "As descobertas podem ser algo completamente fora do nosso controle", disse Lindy Elkins-Tanton, investigadora principal da missão. Cientistas da Nasa estimam que o interior do asteroide pode ser metálico, assim como o centro da Terra e outros planetas rochosos do sistema solar. Por sua vez, o engenheiro-chefe de operações da Psique, David Oh, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, lembrou que a espaçonave fará uma viagem de 3,5 bilhões de quilômetros em curso de quase 6 anos, com chegada ao satélite prevista para agosto de 2029. "Uma vez atraída pela força gravitacional do asteroide, a nave espaço Psyche permanecerá orbitando o corpo por cerca de 26 meses celestiais para tirar fotografias, traçar sua superfície e coletar dados para determinar a composição de Psyche, que tem aproximadamente 280 quilômetros de largura", afirma Oh. A espaçonave também está hospedando uma demonstração de tecnologia, Deep Space Optical Communications (DSOC) da Nasa, que será o primeiro teste de comunicações a laser além da Lua. Toda a plataforma em que a espaçonave viajará, que tem 24,8 metros e painéis solares, chegará ao planeta Marte em maio de 2026 para usar seu impulso de gravidade e continuar sua jornada em direção ao asteroide.

continua após publicidade
COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Missão Psyche: Nasa lança nesta sexta-feira espaçonave para explorar asteroide"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!