MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Missão de benzedeira, em tempo de rede social

No Facebook, são quase 17 mil seguidores. No Instagram, mais de 7 mil. No WhatsApp, um plantão tira-dúvidas. Semanalmente, verdadeiros mutirões de benzedores - chamados de "ambulatórios" - coletam nomes de interessados em benzimento. Tudo de forma voluntá

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.10.2020, 13:52:00 Editado em 18.10.2020, 14:00:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

No Facebook, são quase 17 mil seguidores. No Instagram, mais de 7 mil. No WhatsApp, um plantão tira-dúvidas. Semanalmente, verdadeiros mutirões de benzedores - chamados de "ambulatórios" - coletam nomes de interessados em benzimento. Tudo de forma voluntária. E online.

continua após publicidade

Criado há quatro anos, o projeto Florescer Bento é uma das iniciativas que querem resgatar a cultura do benzimento, antiga tradição brasileira, resultado do sincretismo de fé católica, rituais indígenas e religiões africanas. É bom esquecer, no entanto, aquele estereótipo das velhinhas em trajes puídos em casebres escuros com dizeres sussurrantes. Na era das redes sociais, as benzedeiras (a maioria é mulher) são jovens, antenadas e conectadas.

Pâmela Souza, a idealizadora do Florescer Bento, tem 26 anos. Tomou contato com o benzimento em 2016. "Me deu um chilique e decidi ir a uma vivência do tema. Desmarquei tudo e fui." Ela era aluna de Direito e trabalhava como assistente de um juiz. Sonhava seguir a magistratura.

continua após publicidade

Encantou-se pelo tema, descobriu que em sua família essas raízes estavam presentes - avós, bisavós e tataravós eram benzedeiras. Mudou sua vida, criou uma escola de formação e vive da difusão dos princípios do benzimento - o benzimento, em si, jamais pode ser cobrado. "Meu objetivo é resgatar a arte ancestral do benzimento a curto prazo. A longo prazo, que a tradição familiar seja retomada", diz. Ela já capacitou 1,6 mil benzedeiros.

Uma dessas benzedeiras da nova geração é a jornalista e terapeuta de hipnose clínica Isabela Barros, de 42 anos. Quando ela deparou com o anúncio, no Facebook, de um curso de formação, reavivou as memórias da avó paterna que vivia em Arapiraca, no interior das Alagoas, e benzia os netos e as pessoas próximas. "Nem entendia o que ela falava, mas me sentia protegida", recorda. Após o curso, realizado no fim do ano passado, Isabela diz que encontrou um lado seu "muito bonito, forte, que nem sabia que existia".

"O benzimento é livre. No meu jeito de benzer eu chamo muito santo, essa é a coisa mais católica que eu tenho. Tenho um altarzinho aqui em casa, cheio de santo." Ela benze diariamente os filhos, Joaquim e Maria Teresa, respectivamente com 6 e 3 anos, e quem mais pedir. Nos planos para o ano que vem está ampliar esse círculo. "Quero participar dos mutirões de benzimento, a distância e presenciais."

continua após publicidade

Estalo. Pioneira desse movimento de reinvenção do benzimento, a bióloga e terapeuta holística Jacqueline Naylah, de 37 anos, teve o estalo com a morte da avó, há oito anos. "Eu me perguntei naquele momento onde estavam as benzedeiras. Ela foi a última mulher que benzeu?Quem iria perpetuar o legado de minha avó?"

Naylah começou a pesquisar e, aos poucos, a reproduzir o que a avó fazia. "Comecei a anotar as lembranças dela benzendo, das benzedeiras que vi na infância, o benzimento tem um rito em comum em todas."

Ela publicou Diário de Uma Benzedeira e Eu Te Benzo: O Legado de Minhas Ancestrais. "Muitos dizem que sou a benzedeira da nova era, conectada com as redes sociais", acrescenta. "Deus entende nossas necessidades. Se a benzedeira não consegue chegar, eu estou no Facebook, no Instagram. Minha avó recebia em casa, eu posso atender de forma remota."

continua após publicidade

Coordenador do curso de História no Mackenzie, o teólogo e historiador Sérgio Ribeiro Santos pondera que o sincretismo religioso está na origem da cultura do benzimento. "O catolicismo chegou aqui com os jesuítas e encontrou-se com a herança indígena, o pajé e os curandeiros. Depois vieram os escravos com suas religiosidades africanas. Tudo isso criou um catolicismo popular em que o benzimento está presente", explica.

Para ele, o risco de extinção dos benzedores populares pode ser explicado por fatores como a urbanização, a racionalização da religiosidade e o acesso maior à Medicina.

continua após publicidade

Convivência

A convivência da Igreja Católica com essa tradição costuma ser amistosa. "A rigor, a Igreja não condena os benzimentos. De certa forma até incentiva, como uma forma de oração de uma pessoa para outra", analisa o vaticanista Filipe Domingues, doutor pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. "O que a Igreja não reconhece é a validade sacramental dessas bênçãos." As "bênçãos de leigos" não significam que a pessoa esteja abençoando, mas sim "pedindo a bênção de Deus".

O sociólogo e biólogo Francisco Borba Neto, do Núcleo Fé e Cultura da PUC de São Paulo, ressalta que o gesto da bênção "é uma prática comum no catolicismo". O problema "é a pretensão de uma ação mágica da bênção". E, diferentemente de ritos afros e indígenas, a Igreja não admite o entorpecimento dos sentidos por parte de quem abençoa - com bebidas alcoólicas ou alucinógenos.

Para a benzedeira Jacqueline Naylah, seus gestos são ecumênicos. "Sou de todas as religiões e ao mesmo tempo de nenhuma delas", define. "Esta é uma visão muito presente na cultura do benzimento: a maior parte das benzedeiras antigas tinha um altarzinho com Menino Jesus, Oxum, Buda, Jesus Cristo… Lá em cima todos se entendem."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Missão de benzedeira, em tempo de rede social"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!