MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Ministro do STJ: uso da maconha tem 'lado terapêutico, assim como beber vinho'

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Rogerio Schietti Cruz defendeu a descriminalização da maconha para uso pessoal. Um dia após a retomada do julgamento que discute o porte de drogas, no Supremo Tribunal Federal (STF), que acabou sendo adiado

Julia Camim, especial para o Estadão (via Agência Estado)

·
Escrito por Julia Camim, especial para o Estadão (via Agência Estado)
Publicado em 07.03.2024, 22:03:00 Editado em 07.03.2024, 22:08:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Rogerio Schietti Cruz defendeu a descriminalização da maconha para uso pessoal. Um dia após a retomada do julgamento que discute o porte de drogas, no Supremo Tribunal Federal (STF), que acabou sendo adiado novamente a pedido do ministro Dias Toffoli, o ministro argumenta que há diferença entre tráfico e uso próprio da droga, já que "o crime de tráfico pressupõe uma vontade de lucrar. No recreativo, buscam-se fins psicoativos".

continua após publicidade

As declarações do ministro foram dadas à revista digital Breeza, lançada nesta quinta-feira, 7. Atualmente, o placar do julgamento no STF é de cinco votos a favor e três contra. Para Cruz, "quando o Supremo decidir que é inconstitucional punir alguém por usar drogas, haveria uma sensibilização maior por todo o Judiciário".

Para ele, "o Supremo está caminhando" e, em relação à maconha, a tendência de considerar inconstitucional o uso pessoal ser categorizado como crime, "não irá retroceder". O magistrado acredita que o componente moral dificulta o debate e a compreensão acerca das diferenças entre uso recreativo, medicinal e o tráfico. De acordo com ele, "quando se usa a maconha recreativa, existe um lado terapêutico", assim como quando "se bebe um vinho ou se fuma um charuto, se fuma um cigarro de maconha para ter prazer".

continua após publicidade

Em relação à disputa entre as classes políticas que debatem o tema, o ministro afirma que as pautas "costumam ser morais ou religiosas". Para ele, "o que resolveria a questão seria mudar para uma pauta científica". Neste sentido, Cruz alega que é uma questão de saúde pública, justificando a decisão, tomada em 2023, de autorizar o cultivo de maconha para a produção do óleo de canabidiol para fins medicinais a dois enfermos.

O ministro se diz favorável ao uso medicinal da maconha, uma "planta muito potente e que cura diversas doenças", sob o argumento de que a Constituição garante o direito à saúde e que "o Estado deve fornecer meios e recursos para promover isso". Para o magistrado, submeter as pessoas ao risco de serem incriminadas pelo uso medicinal da droga "é no mínimo uma desumanidade".

Reforçando a justificativa do voto do ministro do STF Alexandre de Moraes, Cruz afirma que a questão racial é inerente ao tema. "Se um rapaz negro é preso com dez gramas de maconha, é mais provável que seja enquadrado como traficante. Se é branco, ainda mais se for morador de um bairro rico, a polícia costuma deixar pra lá", disse o ministro.

Em relação ao sistema prisional, o magistrado aponta que se um usuário é preso por anos, "deixará crianças vulneráveis". Para ele, ao portar pequena quantidade da droga, a pessoa que "trabalha, sustenta uma família" não pode ser considerada uma pessoa perigosa como um traficante.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Ministro do STJ: uso da maconha tem 'lado terapêutico, assim como beber vinho'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!