MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Ministério da Justiça prorroga até fevereiro emprego da Força Nacional em terra indígena no PA

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou por mais 60 dias a presença da Força Nacional na Terra Indígena Ituna-Itatá, no Estado do Pará. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 18. Segundo a portaria, os mili

Karina Ferreira, especial para o Estadão (via Agência Estado)

·
Escrito por Karina Ferreira, especial para o Estadão (via Agência Estado)
Publicado em 18.12.2023, 13:43:00 Editado em 18.12.2023, 13:47:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou por mais 60 dias a presença da Força Nacional na Terra Indígena Ituna-Itatá, no Estado do Pará. A medida foi publicada no

continua após publicidade
Diário Oficial da União

desta segunda-feira, 18. Segundo a portaria, os militares permanecerão na TI até 15 de fevereiro de 2024 em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que cumpre duas decisões judiciais na região, que abriga povos indígenas isolados. Uma delas ordena a retirada de cabeças de boi criadas ilegalmente na terra indígena. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que integra a operação, a Ituna-Itatá é uma das TIs mais desmatadas do Brasil. Até agora, a operação Ehara Tapiro apreendeu e retirou mais de 1,7 mil animais da terra indígena, doados para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepara). A ação judicial ainda determina a remoção de não-indígenas da região. O Ibama informou em suas redes sociais que tem sofrido ataques desde o início da operação, em episódios de incêndio e de destruição de dezenas de pontes, derrubadas por terceiros com o intuito de dificultar a realização dos trabalhos. As equipes estão refazendo as pontes destruídas para continuarem a operação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Ministério da Justiça prorroga até fevereiro emprego da Força Nacional em terra indígena no PA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!