Cotidiano

Ministério da Agricultura: sementes da China possuem fungos, bactérias e ácaros

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Ministério da Agricultura: sementes da China possuem fungos, bactérias e ácaros
fonte: Divulgação/Mapa
Ministério da Agricultura: sementes da China possuem fungos, bactérias e ácaros

Nesta terça-feira (6), foram divulgadas informações da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que as sementes enviadas pela China possuem fungos, bactérias e ácaros.

continua após publicidade

As análises foram realizadas em vários estados após pacotes serem encaminhados ao Ministério da Agricultura. Conforme as autoridades sanitárias, os pacotes podem ter pragas quarentenárias, que não existem no Brasil.

Um estudo feito em laboratório apontou que havia ácaros vivos em uma amostra, três fungos diferentes em 25, bactérias em duas e probabilidade de pragas quarentenárias em quatro amostras.

continua após publicidade

As pesquisas foram realizadas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás. Cerca de  258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal foram confirmadas até o momento. O estado do Paraná enviou 32 pacotes, sendo a maioria de entregas que vieram da China.

Nesta terça-feira, José Guilherme Leal, secretário de Defesa Agropecuária, salientou em uma entrevista coletiva virtual, que o material não contém certificação e por conta disto está sendo efetuada um "estudo do zero" para reconhecer os micro-organismos presentes nas sementes.

Existe uma suposição de que as sementes tenham sidas enviadas de quatro países asiáticos.

Com informações; GMC Online.