MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Meteoro de grande magnitude com luminosidade superior à da Lua é registrado no RS

Um meteoro de grande magnitude caiu na madrugada desta quinta-feira, 1º, no Rio Grande do Sul, despertando a atenção de gaúchos que viram a noite "virar dia" por alguns segundos. O fenômeno astronômico foi registrado pelo Observatório Espacial Heller & Ju

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.10.2020, 15:56:00 Editado em 01.10.2020, 16:02:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um meteoro de grande magnitude caiu na madrugada desta quinta-feira, 1º, no Rio Grande do Sul, despertando a atenção de gaúchos que viram a noite "virar dia" por alguns segundos. O fenômeno astronômico foi registrado pelo Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, na região do Vale do Paranhana. A explosão iluminou o céu da Serra gaúcha à 1h09 (horário de Brasília), sendo superior à claridade da Lua.

continua após publicidade

Esse foi o maior meteoro registrado desde o início dos trabalhos no centro, em 2016. Ele começou a brilhar a uma altitude de 89,5 km sobre a zona rural de Caxias do Sul, na região da Serra. O clarão também foi registrado em parte de Santa Catarina.

Conforme Carlos Fernando Jung, proprietário do observatório e diretor científico da região Sul da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), o fenômeno se trata de um "superbólido" - meteoro extremamente brilhoso que provoca uma claridade maior do que o tipo fireball, que não explode no final.

continua após publicidade

"Durante seis segundos, o meteoro brilhou intensamente, superando facilmente o brilho da lua cheia até sua explosão final e extinção a 22 Km de altitude sobre o município de Vacaria, também no Rio Grande do Sul", explicou ao Estadão.

Desde o começo do ano, o observatório já registrou mais de 11 mil meteoros, porém todos de baixa magnitude e massa. "Foi um bólido de grande magnitude, o maior registrado até agora, inclusive no Rio Grande do Sul", afirmou Jung.

Dificilmente a queda de um bólido traz riscos quando entra na atmosfera, informou a MetSul Meteorologia. "Os fragmentos quando entram na atmosfera 'pegam fogo' e viram essa bola de fogo que explode ao final", ressalta Estael Sias, meteorologista da MetSul.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Meteoro de grande magnitude com luminosidade superior à da Lua é registrado no RS"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!