MAIS LIDAS
VER TODOS

Covid-19

Mensagem diz que calor mata coronavírus: será que é verdade?

Uma mensagem diz que calor acima dos 36º C mata o coronavírus e que as altas temperaturas seriam capazes de acabar com a pandemia está viralizando nas redes sociais.Veja a mensagem:

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.10.2020, 10:15:32 Editado em 08.10.2020, 13:09:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma mensagem diz que calor acima dos 36º C mata o coronavírus e que as altas temperaturas seriam capazes de acabar com a pandemia está viralizando nas redes sociais.

continua após publicidade

Veja a mensagem:

Mensagem diz que calor mata coronavírus: será que é verdade?
Foto por Reprodução
continua após publicidade

De acordo com Luiz Jorge Moreira Neto, médico infectologista, a informação é falsa.

“O coronavírus pode se disseminar tanto em dias quentes quanto dias frios, porque a transmissão ocorre de pessoa para pessoa. (…) Ele vai passar naquele momento que a pessoa que está doente tossiu, falou, liberou isso no ambiente em que ela está e outra pessoa chega e inala isso. Esse período leva poucos minutos, o vírus não vai morrer se ele estiver em uma temperatura de 39ºC ou 40ºC como a imagem diz”, informa Luiz.

Pesquisas apontam que a covid-19 pode permanecer viva fora do corpo humano, em superfícies, mesmo após 24 horas de exposição ao calor de 38º C, conforme o médico.

continua após publicidade

Ainda segundo o infectologista, a mensagem que está repercutindo é um desserviço aos cidadãos, pois traz uma sensação de segurança que não é verdadeira.

“Isso é algo que a pessoa faz e fala sem ter nenhum tipo de conhecimento e pode deixar as outras pessoas mais tranquilas e com menos medo de adquirir a covid-19, com isso, deixam de utilizar a máscara e higienizar as mãos com álcool”, salienta.

Luiz destaca quais são os meios de prevenção para se proteger da covid-19.

continua após publicidade

“A única coisa que comprovadamente reduz a infecção pela covid-19 é a proteção de barreira com máscaras e a higienização das mãos, além da ventilação dos ambientes e distanciamento social. Do contrário, qualquer outro método é ineficaz”, argumenta.

Com informações; GMC Online.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Mensagem diz que calor mata coronavírus: será que é verdade?"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!