MAIS LIDAS
VER TODOS

Nova lei

Menores de 14 anos são proibidos de usarem redes sociais na Flórida

Lei veta também, menores de 16 anos a ter acesso a plataformas sem consentimento dos pais

Da Redação

·
Crianças que atualmente utilizam redes-sociais em excesso podem sofrer com ansiedade, depressão e outras doenças mentais
Icone Camera Foto por Reprodução/TV Globo
Crianças que atualmente utilizam redes-sociais em excesso podem sofrer com ansiedade, depressão e outras doenças mentais
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.03.2024, 11:22:53 Editado em 26.03.2024, 11:22:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta segunda-feira, 25, o governador da Flórida, o republicano Ron DeSantis, assinou um projeto de lei que proíbe menores de 14 anos de acessar redes sociais.

continua após publicidade

Jovens de 14 e 15 anos vão precisar do consentimento dos pais para acessar as plataformas. A medida, visa proteger crianças dos riscos existentes na internet, preservando sua saúde mental.

Leia mais: Ponte é atingida por navio e desaba nos EUA; há vítimas desaparecidas

continua após publicidade

As plataformas digitais vão ser obrigadas, com a aprovação da legislação, a encerrar as contas de menores de 14 e 16 que não tenham a permissão dos pais,

A princípio no projeto que passou em fevereiro pelo Legislativo estadual, controlado pelos republicanos, todas as crianças menores de 16 anos seriam proibidas de ter perfis nas redes, mas no início de março, DeSantis vetou o projeto, afirmando que ele limitava os direitos dos pais. Assim, a versão alterada, foi aprovada pelo governador e deve entrar em vigor em 1º de julho.

As crianças que atualmente utilizam redes-sociais em excesso podem sofrer com ansiedade, depressão e outras doenças mentais, e a ala conservadora que defende o projeto afirma que a lei vai conter os efeitos nocivos das redes sociais, já os críticos da lei afirmam que o projeto viola as proteções da Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos à liberdade de expressão, e que os pais que devem tomar decisões sobre a presença on-line dos seus filhos de todas as idades.

continua após publicidade

Já a Meta, dona do Instagram e Facebook, se opôs à legislação, garantindo que limitaria a atuação dos pais e levantaria preocupações sobre a privacidade dos dados devido às informações pessoais que os utilizadores teriam de fornecer para verificação de idade, mas que aprovava a parte da legislação de que seria necessário garantir a aprovação dos pais para as crianças estarem nas redes.

Plataformas cuja função principal seja e-mail, envio de mensagens de textos, estariam isentas, a medida seria a aplicativos que promovem “rolagem infinita”, exibem métricas de reação como curtidas, apresentam vídeos de reprodução automática e têm transmissão ao vivo e notificações push, no texto da lei ainda diz

sobre a exigência para que empresas de redes sociais excluam permanentemente informações pessoais coletadas das contas encerradas, e não há nenhuma empresa ou plataforma mencionada especificamente.

continua após publicidade

Em março de 2023, o Utah se tornou o primeiro estado americano a adotar uma legislação que regula o acesso das crianças às redes sociais. Em seguida, o Arkansas, Louisiana, Ohio e Texas também adotaram medidas similares.

Fonte: Veja

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Menores de 14 anos são proibidos de usarem redes sociais na Flórida"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!