Cotidiano

Menino morre após infecção por ameba 'comedora de cérebro'

Ele chegou a ser levado às pressas para o hospital após ficar doente, mas não resistiu.

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Menino morre após infecção por ameba 'comedora de cérebro'
Menino morre após infecção por ameba 'comedora de cérebro'

O menino David Pruitt, de apenas 7 anos, morreu por meningoencefalite amebiana primária, causada por uma ameba 'comedora de cérebro'. Ele chegou a ser levado às pressas para o hospital após ficar doente, mas não resistiu. O caso aconteceu no condado de Tehama, Califórnia, nos Estados Unidos.

continua após publicidade

Acredita-se que a infecção foi contraída após a criança ter nadado em um lago. Chamado Naegleria fowleri, o protozoário é comumente encontrado em águas doces, quentes e paradas.

A um site de crowdfunding, a famíla conta que arrecada fundos para cobrir o tratamento médico. Familiares também aproveitaram para conscientizar sobre a infecção.

continua após publicidade

“David contraiu uma infecção devastadora do cérebro chamada meningoencefalite amebiana primária (PAM) de uma ameba encontrada em água doce e solo em todo o mundo. Visite “Kyle Cares Amoeba Awareness” para saber mais sobre esta infecção e como proteger você e sua família. Reserve um tempo para aprender os sinais e sintomas”, diz uma das atualizações publicadas na plataforma.

Sobre a infecção:

Meningoencefalite amebiana primária, como é chamada a infecção, é muito rara. Segundo as autoridades locais, desde o início de 1971 apenas 10 casos da doença foram relatados na Califórnia.

continua após publicidade

Comumente chamada de “ameba comedora de cérebro”, a Naegleria fowleri é um parasita que entra pelo nariz e chega até o cérebro, onde se torna uma doença do sistema nervoso central chamada de meningoencefalite amebiana primária (PAM). Essa infecção pode matar pacientes em menos de duas semanas e geralmente é fatal.

Com informações, Catraca Livre.

Tags relacionadas: #Estados Unidos