MAIS LIDAS
VER TODOS

ARTEFATO

Menino de 6 anos encontra dente de megalodon na praia

Os megalodons eram tubarões pré-históricos que chegavam a medir 18 metros e pesavam cerca de 60 toneladas

Da Redação

·
Menino de 6 anos encontra dente de megalodon na praia
Icone Camera Foto por Peter Shelton
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.05.2022, 15:05:11 Editado em 13.05.2022, 15:05:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um garoto britânico, de apenas 06 anos, identificado como Sammy Shelton, encontrou um dente de megalodon, uma espécie de tubarão gigante pré-histórico de até 20 milhões de anos. O fóssil, que possui cerca de 10 cm de comprimento e está em um bom estado de conservação, foi achado enquanto o menino passeava com o pai em uma praia de Bawdsey, na cidade de Suffolk, no sul da Inglaterra.

continua após publicidade

Especialistas confirmaram a identidade do resto de dentição do animal, cuja espécie representa os maiores tubarões que já existiram. O menino estava procurando fósseis com seu pai, Peter Shelton, quando trombou com o dente. Segundo o pai, Sammy tem dormido com o artefato ao lado da cama, já que está muito apegado a ele.

Conforme informações da BBC, pai e filho possuíam o costume de procurar fósseis na praia. Peter relatou, no entanto, que o filho ficou animado com o achado, pois o dente encontrado era o maior e mais pesado de todos que já viram. Curiosos, eles enviaram fotografias do achado a Ben Garrod, biólogo evolucionista e professor da University of East Anglia, que indicou sua procedência e ainda afirmou que tais dentes não costumam ser encontrados com frequência na costa britânica.

continua após publicidade
Menino de 6 anos encontra dente de megalodon na praia
Foto por Peter Shelton

O megalodon

Segundo estimativas dos cientistas, os megalodons podiam chegar a ter até 18 metros de comprimento e pesar até 60 toneladas, superando todos os animais aquáticos de seu tempo. Emboscadores, eles eram especialistas em comer baleias, segundo Garrod. Eles dominaram todos os mares do mundo, menos as partes geladas do oceano ao redor da Antártida.

continua após publicidade

Assim como os tubarões atuais, ele era um peixe cartilaginoso, ou seja, seu esqueleto era feito de cartilagem ao invés de ossos. Era um superpredador carnívoro, que caçava focas e baleias em mar aberto, com os jovens ficando mais próximos à costa. Estima-se que a espécie tenha vivido de 22 a 3 milhões de anos atrás, quando foram extintos, bem depois dos dinossauros — que se extinguiram há 65 milhões de anos.


Fonte: Informações da BBC e Canal Tech.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Menino de 6 anos encontra dente de megalodon na praia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!