MAIS LIDAS
VER TODOS

Erro médico

Menina vai ao hospital por conta de gripe e sai com paralisia cerebral

A mãe da menina diz que, por conta de um erro médico, sua filha sofreu algumas sequelas, como perda dos movimentos do corpo e da visão

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.02.2023, 10:26:32 Editado em 17.02.2023, 10:26:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma mãe está indignada com o que aconteceu com sua filha em um hospital de São Paulo. A menina, que tem apenas dois anos, chegou à unidade de saúde apenas com sintomas gripe, mas, ao receber alta, deixou o local com uma paralisia cerebral.

continua após publicidade

A mãe de Beatriz, a servidora Eliana Carvalho, de 34 anos, aponta que os culpados por isso são os médicos, já que realizaram uma intubação malsucedida na menina. A pequena foi internada no Hospital Sepaco.

Beatriz tem um problema de nascença, que é uma flacidez na laringe, chamada de laringomalácia. Por conta disso, é necessário um maior cuidado durante o procedimento de intubação.

continua após publicidade

O Sepaco afirma que a intubação de bebês com laringomalácia "torna o cenário bem mais complexo e com maiores riscos". "A despeito do uso de todos os recursos terapêuticos disponíveis, maior criticidade do quadro é esperada neste cenário, o que pode culminar com falta de oxigenação e instabilidades cardiocirculatórias graves", diz o hospital, em nota.

Leia também: Menino do PR morre um dia após conseguir remédio mais caro do mundo

A pequena Beatriz precisou ser internada devido a uma bronquiolite, inflamação que afeta os bronquíolos. Ela ficou três em um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sepaco, contando com a ajuda de aparelhos para respirar.

continua após publicidade

Eliana notou que a filha não estava bem no dia 26 de dezembro. De acordo com a servidora, a garota é muito animada, brincalhona. Porém, nesse dia, ela estava desanimada.

A mãe entrou em contato com uma profissional de saúde, que falou que Beatriz estava no pico da bronquiolite. Segundo a médica, a partir do dia seguinte a criança já iria começar a melhorar.

A menina utiliza um equipamento que a auxilia na respiração, o CPAP nasal. A mãe o regulou o aparelho com pressão 17, "apropriado para o peso da filha". Ao chegar para o plantão da madrugada, porém, a médica aumentou a pressão para 35, causando desconforto na criança, segundo relato de Eliana.

continua após publicidade

Eliana conta que, ao alertar a médica sobre a flacidez na laringe da criança, o pai ouviu a seguinte resposta: "Quem sabe da conduta sou eu. Se ela não está bem, vou intubar".

Ele ligou aflito para Eliana e passou o telefone à médica, que disse que Beatriz havia "parado por 27 minutos" e que havia "feito tudo o que podia".

"Ela [a médica] disse: 'eu tentei intubar, mas no procedimento ela teve uma parada cardíaca'."

Beatriz saiu do hospital com "encefalopatia crônica não evolutiva". Ela sofreu lesões no sistema nervoso central que deixaram as seguintes sequelas:

  • Hipertensão
  • Perda da visão
  • Perda da sustentação do pescoço
  • Perda de todos os movimentos do corpo

As informações são do UOL.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Menina vai ao hospital por conta de gripe e sai com paralisia cerebral"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!