Menina ganha cateterismo após pedir procedimento em cartinha ao Papai Noel - TNOnline
Mais lidas

    Cotidiano

    Procedimento médico

    Menina ganha cateterismo após pedir procedimento em cartinha ao Papai Noel

    Menina ganha cateterismo após pedir procedimento em cartinha ao Papai Noel
    Foto por Arquivo pessoal
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 15.12.2020, 10:56:22 Editado em 15.12.2020, 10:56:25
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Maria Júlia Fontinele, de 11 anos, teve seu pedido inusitado de Natal atendido. A menina que é moradora da Cidade Ocidental, que fica próxima do Distrito Federa, recebeu do Papai Noel o que havia pedido: um cateterismo. Depois de ter escrito a carta para o bom velhinho, pedindo o procedimento médico, ela foi internada em um hospital particular para dar início ao procedimento. 

    Maria Júlia tem uma cardiopatia grave, conhecida como síndrome do "meio coração". A criança, que tem apenas 11 anos de idade, já passou por oito cirurgias e há três meses esperava pelo cateterismo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No sábado (12), foi internada no Hospital da Criança, em Goiânia, e realizou os exames exigidos para que o procedimento possa ser feito nesta terça-feira (15). 

    "Ela está fazendo todos os exames preparatórios. Já fez raio-x, exame de sangue e hoje fará um ecocardiograma e mais um exame de sangue para ver como está a sua coagulação. Se tudo der certo amanhã já faremos o cateterismo", explica a mãe da menina, Arilene Fontinele.

    De acordo com a mãe da criança, um cateterismo custo aproximadamente R$ 150 mil na rede particular, mas o procedimento foi doado à menina após a instituição ter conhecimento do caso de Maria Júlia. 

    Carta ao Papai Noel

    Na última semana, uma cartinha escrita pela menina pedindo como presente de Natal o procedimento médico repercutiu nas redes sociais.

    Menina ganha cateterismo após pedir procedimento em cartinha ao Papai Noel
    Foto por Reprodução/Metrópoles
     

    "Já fomos muitas vezes em Goiânia fazer o cateterismo, mas já tem mais de três meses que estamos esperando ele sair. Este Natal, meu presente seria esse cateterismo para eu parar de inchar e minhas roupas voltarem a servir", diz trecho da carta escrita pela menina.

    O papel escrito a mão foi feito na terça-feira e deixado na árvore de Natal que enfeita a sala da casa da família. O pedido surpreendeu até mesmo a mãe da garota.

    "Todos os anos montamos a árvore de Natal e a Maria Julia faz uma cartinha com o pedido de seu presente. Na semana passada, quando cheguei do trabalho, vi que ela havia deixado o pedido deste ano. Quando vi que o que ela queria era o cateterismo meu coração partiu e me senti muito impotente", lembra a mãe.

    Surpresa com o pedido, Arilene compartilhou a carta com uma amiga. Sensibilizada com a situação a amiga, pediu permissão para divulgar a carta em um grupo de WhatsApp formado por mães com filhos cardiopatas.

    "A carta viralizou entre as mães e ganhou uma proporção que jamais imaginávamos. Até que chegou aos médicos do hospital que ofereceram o procedimento para ela", conta Arilene.

    De acordo com Arilene, ela e a filha precisam viajar todas as semanas para Goiânia, a cerca de 200 km, para buscar de atendimento, pois em sua cidade não há tratamento médico adequado. 

    Com informações; UOL.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Menina ganha cateterismo após pedir procedimento em cartinha ao Papai Noel"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.