MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Menezes: precisamos de tempo para observar impacto das medidas restritivas em SP

O coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, Paulo Menezes, disse em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, 17, que é necessário "um tempo" para se observar o impacto das medidas restritivas anunciadas na última semana, antes de se decre

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.03.2021, 14:36:00 Editado em 17.03.2021, 14:42:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, Paulo Menezes, disse em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, 17, que é necessário "um tempo" para se observar o impacto das medidas restritivas anunciadas na última semana, antes de se decretar, ou não, qualquer endurecimento destas regras a fim de conter o avanço da covid-19 no Estado de São Paulo.

continua após publicidade

Segundo Menezes, ao mesmo tempo, o Centro de Contingência segue discutindo se há necessidade de mais medidas e, em caso afirmativo, de quais.

Hoje, mais cedo, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que deveria anunciar, durante entrevista coletiva, medidas mais duras para conter o novo coronavírus no Estado. "Na coletiva, anunciaremos quais serão as medidas adicionais que certamente terão que ser adotadas. Estamos diante de um quadro gravíssimo e dramático, não apenas em São Paulo, mas em todo o Brasil", disse Doria nesta manhã do Instituto Butantan.

continua após publicidade

Questionado se endureceria as regras, o governador atribuiu à imprensa a expectativa de novas regras. "Quem pauta as decisões não é imprensa, é Centro de Contingência", afirmou, sem citar a declaração anterior.

Entre as medidas em vigor desde a segunda-feira, 15 estão restritas as atividades de comércio, bares e restaurantes, liberados somente para os serviços de retirada (drive-thru) e entrega em domicílio, a adoção do teletrabalho para atividades administrativas, além do fechamento de praias e templos religiosos. A fase também sugere o escalonamento de trabalho sugerido pelo plano, além de instituir um toque de recolher entre 20h e 5 horas.

Menezes afirmou nesta quarta-feira - ao reforçar o pedido de que as medidas adotadas no Estado sejam respeitadas - que os índices de isolamento social melhorou nos últimos dois dias, e manteve a recomendação para que supermercado continuem abertos. Apesar da melhora apontada pelo coordenador, São Paulo registra índice de isolamento de 44% no Estado e de 43% na capital, abaixo da meta do governo de 50%.

continua após publicidade

Para o coordenador executivo do colegiado, João Gabbardo, os dados apresentados até o momento mostram melhora do distanciamento. Entretanto, segundo Gabbardo, o comitê não tem "absoluta convicção" de que, ao final do período emergencial, será possível rever a fase vermelha e sugeriu um relaxamento heterogêneo.

Ainda segundo o coordenador, setores favoráveis ao escalonamento do horário de entrada, sugerido pela fase emergencial do Plano SP, somam 3,7 milhões de pessoas impactadas, reforçando a necessidade de que todos os setores adotem a medida.

Entre as medidas em vigor desde a segunda-feira (15) estão restritas às atividades de comércio, bares e restaurantes, liberados somente para os serviços de retirada por clientes com veículo (drive-thru) e entrega na casa do comprador (delivery), a adoção do teletrabalho para atividades administrativas, além do fechamento de praias e templos religiosos. A fase também sugere o escalonamento de trabalho, além de instituir um toque de recolher entre 20h e 5h.

continua após publicidade

Municípios

Segundo Doria, as medidas adotadas pelo governo não impedem que as autoridades de qualquer município entenderem que podem adotar medidas mais restritivas, contarão com apoio do governo e orientação da Secretaria Estadual de Saúde.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Menezes: precisamos de tempo para observar impacto das medidas restritivas em SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!