Uma criança, de apenas dois anos, precisou ser submetida a um procedimento cirúrgico para retirada de um parafuso de dentro do nariz. O caso ocorreu no início desta semana, em Pauiní, Amazonas.
A garota mora em uma aldeia indígena e foi levada pelos pais para um pronto-socorro de Rio Branco. Eles receberam suporte na Casa de Saúde Indígena (Casai).
Marion Virginia Yumi Yomura, médica otorrinolaringologista que esteve à frente do caso, disse que a menina precisou ser avaliada antes de passar pela cirurgia. Ela falou ainda que a mãe estava nervosa, mas manteve a calma.
“Ela enfiou um parafuso dentro do nariz, a criança quando chegou estava muito agitada, tivemos que fazer uma radiografia para ver onde exatamente o objeto estava. Teve que ser feito um procedimento cirúrgico nela com anestesia geral. Ela foi intubada, porque, como é muito pequena, havia o risco de o parafuso machucar e ter sangramento, caso ela se mexesse. Então, optamos por esse procedimento por vídeo.”
Foram, no total, três médicos que participaram da cirurgia, sendo dois otorrinos e um anestesiologista. “Quando estávamos fazendo o procedimento o objeto foi para a parte de trás e caiu na boca, então, retiramos. Não teve nenhuma complicação, pois o parafuso não chegou a ficar muito tempo dentro do nariz, não deu tempo infeccionar. ”
A otorrino destacou que esse tipo de procedimento, embora seja comum, é muito delicado, especialmente em crianças.
Com informações do g1.
Deixe seu comentário sobre: "Médicos encontram parafuso em nariz de criança de 2 anos"