MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Mata de praia paradisíaca do Guarujá escondia cocaína para exportação

Policiais militares do Centro de Operações Especiais e do 5º Batalhão de Choque localizaram, nesta quarta-feira, 20, 96 tijolos de pasta base de cocaína em uma região de mata próxima à praia do Sangava, no Guarujá, cidade na Baixada Santista. Investigaçõe

Caio Possati (via Agência Estado)

·
Escrito por Caio Possati (via Agência Estado)
Publicado em 21.03.2024, 12:23:00 Editado em 21.03.2024, 12:25:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Policiais militares do Centro de Operações Especiais e do 5º Batalhão de Choque localizaram, nesta quarta-feira, 20, 96 tijolos de pasta base de cocaína em uma região de mata próxima à praia do Sangava, no Guarujá, cidade na Baixada Santista. Investigações apontam que os entorpecentes seriam transportados para o Porto de Santos, colocados em navios internacionais e escoados para a Europa.

continua após publicidade

Os entorpecentes somam 105,6 quilos e os tijolos estavam armazenados em cinco sacos estanques, uma espécie de bolsa com resistência a água e com alta capacidade de vedação. Segundo o capitão Alexandre Guedes, porta-voz da Polícia Militar, a principal linha de investigação do caso é o uso das drogas para tráfico internacional.

"Pela forma como a droga estava embalada e condicionada, com um material resistente para impedir que fosse molhada, tudo indica que (a droga) não era para consumo local, e que provavelmente seria transportada para fora do Brasil", diz Guedes.

continua após publicidade

O lugar onde a pasta base de cocaína foi encontrada reforça a hipótese. Por estar próxima à praia, ela poderia ser levada por alguma embarcação até o Porto de Santos, onde seria colocada em algum navio internacional, explica o capitão.

A Praia do Sangava tem 170 metros de areia cercada apenas por mar e árvores. É a mais afastada e isolada da região. Comumente é frequentada em grande parte por instrutores e remadores de caiaque, de stand up paddle ou iates, lanchas e barcos.

A pasta base de cocaína é o substrato que dá origem à cocaína como produto final para consumo. "Na Europa ou em países como a Austrália, ela será refinada e vendida por um alto valor, que vai depender do destino final da droga", acrescenta Guedes.

continua após publicidade

O porto na Baixada Santista é a principal meio usado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) para a exportação de drogas para a Europa e África. Ao todo, mais de 7,1 toneladas de cocaína foram localizadas em 2023 pela Alfândega do Porto de Santos, segundo a Receita Federal.

Conforme mostrou oEstadão, os grupos se utilizam de estratégias diversas para esconder os entorpecentes, que incluem desde o casco dos navios até cilindros de gás.

Conforme levantamento da Receita, só no passado, houve desde casos de tabletes de droga escondidos em guindastes de navios a episódios em que a cocaína foi inserida em contêineres com carregamentos de açúcar e até de carne de frango congelada. Em algumas das ocorrências, houve cooptação da tripulação dos navios.

continua após publicidade

A diversificação das estratégias revela um pouco do avanço do crime organizado. Agora, além de usar estruturas já consideradas "tradicionais", o PCC tem mudado cada vez mais os locais em que os carregamentos de cocaína são escondidos para driblar a fiscalização. No jargão policial, cargas com droga são descritas como "contaminadas".

Imagens divulgadas pela PM mostram que os sacos estanques onde a droga foi encontrada estavam entre algumas pedras, em uma área de mata definida pela policia como "um local de possível estocagem de entorpecentes". A ação contou também com o apoio de cães farejadores do 3º e 4º pelotões do 5º Batalhão de Choque.

A ocorrência prosseguiu para apresentação no Distrito Policial sede do Guarujá, informou a Polícia Militar.

A ação desta quarta foi um desdobramento da 3ª fase da Operação Verão, deflagrada fevereiro como reação à morte do cabo José Silveira dos Santos, atingido por disparos efetuados por um suspeito, durante um patrulhamento no Jardim São Manoel, em Santos, no dia 7 do mês passado.

A Operação Verão foi iniciada para reforçar a segurança no período de maior movimentação turística no litoral paulista, mas foi reforçada em outras duas fases depois que dois policiais militares foram assassinados em confronto com criminosos no início de fevereiro Ao todo, 48 pessoas morreram em ações policiais. A Secretaria da Segurança defende a legalidade da atuação e diz que casos são apurados. Colaborou Ítalo Lo Re.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Mata de praia paradisíaca do Guarujá escondia cocaína para exportação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!