Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

'Maré vermelha' tinge água do mar na região da Praia da Pipa e assusta banhistas no RN

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A coloração vermelha da água chamou a atenção de moradores e turistas do distrito de Pipa, em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. Internautas registraram a maré vermelha próxima à faixa de areia das praias de Cacimbinhas e dos Golfinhos, que são contíguas à conhecida Praia de Pipa, no litoral potiguar. Há relatos de que os banhistas evitaram entrar na água do mar devido à cor diferente e ao receio de contaminação.

A prefeitura de Tibau do Sul diz ter enviado solicitação ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) do Estado para monitorar o fenômeno.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O Idema informou que técnicos do órgão foram enviados para a região para avaliar a situação. Segundo o instituto, ao que tudo indica trata-se de um fenômeno natural chamado de maré vermelha, que é provocado pela proliferação de micro algas ou cianobactérias presentes na água.

Conforme o Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a maré vermelha se forma devido à alta concentração de nutrientes na água do mar, aliada à luminosidade e aumento da temperatura. Em estágio mais severo, a proliferação excessiva pode causar impactos negativos para outros organismos, inclusive peixes, devido ao consumo excessivo de oxigênio pelas cianobactérias presentes no fenômeno.

A cor avermelhada se deve à floração das microalgas, que adquirem essa tonalidade. É recomendável evitar o banho ou a prática de esportes náuticos em locais com manchas de coloração suspeita, pois elas podem causar coceiras e irritação na pele.

publicidade

O oceanógrafo Rodrigo Mazzoleni, especialista em ecologia, diz que as marés vermelhas são um fenômeno natural. "Nesta época de primavera é um fenômeno até recorrente no mar. Mas, o risco para banhistas vai depender da espécie de alga e da quantidade delas na concentração, mas geralmente são algas nocivas."

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline