MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Maré vermelha afeta água da praia de Boa Viagem, no Recife; veja cuidados

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) divulgou o resultado da análise realizada em amostras de água coletadas na praia de Boa Viagem, no Recife, confirmando a ocorrência de maré vermelha no local. As investigações sobre as condições da água iniciaram

Rariane Costa (via Agência Estado)

·
Escrito por Rariane Costa (via Agência Estado)
Publicado em 23.02.2024, 17:34:00 Editado em 23.02.2024, 17:38:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) divulgou o resultado da análise realizada em amostras de água coletadas na praia de Boa Viagem, no Recife, confirmando a ocorrência de maré vermelha no local. As investigações sobre as condições da água iniciaram após banhistas registrarem manchas no mar. Nesta quinta-feira, 22, o monitoramento da CPRH confirmou o fenômeno.

continua após publicidade

A "maré vermelha" é um fenômeno natural causado pela proliferação excessiva de algas marinhas, especialmente de espécies tóxicas.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco mais de 300 casos por intoxicação relacionadas a Maré Vermelha foram registradas no Estado em fevereiro. Tamandaré, com concentração de casos, Maracaípe e Ipojuca já tiveram banhistas intoxicados. Ainda de acordo com a Secretaria, em Boa Viagem não foram identificadas ocorrências de saúde que possam envolver o fenômeno.

continua após publicidade

A CPRH recomenda que a população verifique o odor e cor da água e em caso de anormalidades evite banhos de mar. Isso porque, devido ao movimento das correntes marítimas, a Maré Vermelha pode ter se deslocado para outra área.

Para oEstadão, o professor do Instituto Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ronaldo Christofoletti explicou que a intoxicação, a partir da Maré Vermelha, pode acontecer de diferentes maneiras, seja por via oral, aérea ou pelo contato direto com a água. Entre os principais indicativos de infecção estão:

Problemas Gastrointestinais: náuseas, vômitos, diarreia e dores abdominais podem estar associados ao consumo de frutos do mar contaminados pelas toxinas;

continua após publicidade

Irritação Respiratória: a presença de toxinas no ar próximo à costa pode causar irritação nas vias respiratórias, resultando em tosse, falta de ar e desconforto respiratório;

Questões Neurológicas: algumas toxinas presentes na "maré vermelha" têm o potencial de afetar o sistema nervoso, causando tonturas e dores de cabeça.

No início do mês, mais de 300 pessoas buscaram atendimento médico em Alagoas e em Pernambuco devido a sintomas de intoxicação após contato com algas marinhas afetadas pela chamada "maré vermelha".

De acordo com o informado pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) na oportunidade, a proliferação dessas algas prejudiciais é desencadeada por diversos fatores, incluindo aumento da temperatura, mudanças na salinidade e excesso de nutrientes. Além disso, a presença elevada de carga orgânica vinda de efluentes domésticos (esgoto) pode prolongar a permanência dessas marés na região.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Maré vermelha afeta água da praia de Boa Viagem, no Recife; veja cuidados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!