MAIS LIDAS
VER TODOS

Doença contagiosa

Marburg: OMS diz que 155 pessoas estão sendo monitoradas

O vírus de Marburg, que é uma doença rara e altamente contagiosa, é semelhante ao ebola

Da Redação

·
Marburg: OMS diz que 155 pessoas estão sendo monitoradas
Icone Camera Foto por Reprodução/OMS
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.08.2021, 08:22:49 Editado em 11.08.2021, 08:23:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta terça-feira (10), a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que as autoridades de saúde da Guiné, país do continente africano, estão monitorando 155 pessoas que teriam tido contato com um caso confirmado pelo vírus de Marburg, uma doença rara e contagiosa. Ainda segundo a OMS, a doença causa febre hemorrágica altamente infecciosa semelhante ao ebola.

continua após publicidade

De acordo com o chefe da OMS no país, Georges Ki-Zerbo, o vírus de Marburg tem circulado em animais, principalmente em morcegos, no sul da Guiné e nas vizinhas Serra Leoa e Libéria.

Patógenos tendem a cruzar de animais para humanos na região por causa da grande interação entre uns e outros, sobretudo a caça e o consumo de carne de animais selvagens.

continua após publicidade

"Não há um caso secundário conhecido... os contatos foram rastreados, e 155 pessoas estão em observação durante três semanas", disse Ki-Zerbo em uma entrevista.

"É uma vigilância ativa. Os contatos são mantidos em casa, isolados de outros membros da família. Eles são visitados todos os dias para se verificar sintomas em potencial."

Caso confirmado

continua após publicidade

Nesta segunda-feira (9) foi registrado o primeiro caso ocasionado por um vírus raro e altamente contagioso em Guiné, país na África Ocidental. A informação foi confirmada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com a OMS, o vírus de Marburg é semelhante ao Ebola. Amostras do vírus, que foram retiradas do paciente na cidade de Gueckedou, no sul do país, identificaram febre hemorrágica.

O Marburg causa sintomas semelhantes aos do Ebola, começando com febre e fraqueza e frequentemente levando a sangramento interno ou externo, falência de órgãos e morte.

continua após publicidade

Ainda conforme a OMS, o vírus é transmitido por meio de morcegos frugívoros e pode ser transmitido entre humanos por meio de contato com fluídos corporais de pessoas infectadas ou em superfícies e materiais contaminados. Ainda não há vacinas ou tratamento antiviral. Existem apenas tratamentos específicos que podem aumentar a chance de sobrevivência dos pacientes.

A detecção do caso acontece menos de dois meses após Guiné declarar o fim do surto mais recente de ebola.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Marburg: OMS diz que 155 pessoas estão sendo monitoradas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!