MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Mais de 50 cães estão sem lar após donos morrerem de covid em Rio Claro (SP)

Mais de 50 cãezinhos estão à procura de um lar, depois que o casal que cuidava deles morreu de covid-19, em Rio Claro, interior de São Paulo. Com a morte de marido e mulher que moravam sozinhos, a casa alugada em que os cachorros vivem terá de ser devolvi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.04.2021, 10:51:00 Editado em 17.04.2021, 10:56:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mais de 50 cãezinhos estão à procura de um lar, depois que o casal que cuidava deles morreu de covid-19, em Rio Claro, interior de São Paulo. Com a morte de marido e mulher que moravam sozinhos, a casa alugada em que os cachorros vivem terá de ser devolvida ao proprietário até o dia 10 de maio próximo. Um grupo de voluntários se mobilizou e lançou uma campanha para a adoção dos doguinhos órfãos, como eles são chamados em redes sociais.

continua após publicidade

O total de cães era de 68 quando seus cuidadores morreram, mas 15 já foram adotados. O plantel canino começou a ser formado há alguns anos por uma mulher conhecida como "dona Rita", que tinha afeição pelos animais e levava para casa os cães que encontrava abandonados nas ruas do Jardim Independência, onde fica o imóvel. Ela e o marido se desdobravam para manter os cães cuidados e alimentados.

No final de março, o casal contraiu o coronavírus. Os dois foram internados e não resistiram ao agravamento da doença. Uma filha deles passou a cuidar dos cachorros, mas ela também contraiu o novo coronavírus e precisou entrar em quarentena.

continua após publicidade

Um grupo de protetores voluntários se mobilizou pelas redes sociais e, no último dia 10, após o período de quarentena da casa, assumiu os cuidados com os cães. "Dona Rita era uma pessoa simples, mais cuidava bem dos seus cachorros, pois eles estavam gordinhos. Infelizmente, o coração era maior que a razão e ela acabou com esse número exagerado de cães", disse a voluntária Giselle Pfeifer, defensora da causa animal. Segundo ela, o desafio inicial foi conseguir alimentos e cuidados veterinários para o plantel. "Iniciamos uma campanha e ganhamos muita ração e produtos de limpeza", disse.

O grupo também fez uma vaquinha para pagar o aluguel do imóvel do mês de abril, que ficou pendente com a morte do casal. Em seguida, com a adesão de três veterinários, foram colhidas amostras de sangue e realizados exames. "Vimos que muitos estão com a doença do carrapato e a gente já iniciou o tratamento." O foco, agora, é conseguir mais adoções. "A gente entrevista os interessados durante a semana e faz a entrega no sábado para as pessoas consideradas aptas", conta. Neste sábado, 17, quatro cãezinhos devem ser levados pelos seus novos donos.

Giselle lembra que não é um processo tão simples. "Postamos as fotos em rede social e tem gente que liga perguntando se já pode ir buscar o animal. Aí explicamos que fazemos adoção responsável e perguntamos se a pessoa já tem cachorro, se está vacinado, se já foi castrado e pedimos até uma foto do portão da casa onde ele vai ficar para avaliar o risco de escape. Para sair com seu novo amiguinho, o adotante precisa assinar um termo de adoção. Muita gente desiste, mas é assim que funciona."

Além do cãozinho, os adotantes levarão também a medicação para os próximos dias. "Vamos dar um suporte, inclusive com a vacina", disse a protetora. Como falta menos de um mês para a entrega do imóvel, os voluntários estão aceitando também a oferta de lares temporários para os cães. "Aceitamos de bom grado se as pessoas quiserem assumir a guarda de algum cãozinho até que ele seja adotado em definitivo", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Mais de 50 cães estão sem lar após donos morrerem de covid em Rio Claro (SP)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!