Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Mais antigo café de SP, o Girondino anuncia fechamento

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Fundado em 1875, o mais antigo café da cidade de São Paulo em atividade, o Café Girondino anunciou anteontem o fechamento de suas portas. A informação foi publicada nas redes sociais do próprio espaço, que não deu detalhes sobre os motivos para o encerramento das atividades.

"Nós não conseguimos. A pandemia deixou cicatrizes que não curaram. Lutamos bravamente. Não nos faltou valentia e resiliência. Há quase uma semana a nossa porta está fechada. E assim permanecerá. A todos vocês, que construíram essa linda história com a gente, o nosso muito obrigado", anunciou o perfil do Girondino, que funcionava no centro da cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

ENDEREÇO HISTÓRICO

O último endereço do café foi no encontro das Ruas São Bento e Boa Vista, coração do centro. O local era vizinho de frente do Mosteiro de São Bento, ponto turístico de São Paulo, e se situava dentro dos perímetros do chamado Triângulo SP - ou Triângulo Histórico - que engloba o Largo de São Bento, Pátio do Colégio e Largo de São Francisco.

Apesar de o anúncio ter sido feito nesta sexta-feira, 7, o texto indica que as portas do café já estavam fechadas, pelo menos, desde o início da semana. Ainda no comunicado o Girondino, que estava a um ano de completar 150 anos, enalteceu a trajetória do estabelecimento e a importância do lugar para a história de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes da versão atual da casa, que passou a funcionar neste endereço em 1995, o Café Girondino chegou a funcionar por muitos anos na Rua 15 de Novembro com a Sé. O ambiente da versão mais moderna, no entanto, refazia a atmosfera glamourosa do passado, com piso de madeira (importada da Espanha), grandes balcões com tampos de pedra rosada, mesinhas de madeira cobertas com toalhas brancas e garçons à moda antiga.

"Há quase uma semana a nossa porta está fechada. E ela nunca esteve assim. Até mesmo aos domingos, fazíamos questão de deixá-la aberta. Era através dela que contemplávamos um dos nossos cartões-portais, o Mosteiro de São Bento", lembra o texto. "Beleza por fora e beleza por dentro. Revivemos um pouco do glamour e requinte do século passado, prestando uma merecida homenagem à memória paulistana", dizia o texto.

RESISTÊNCIA E VANGUARDA

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"E assim, mais do que um café a gente foi se tornando quase que um patrimônio histórico da cidade. Fomos oásis em meio ao caos e ao barulho do nosso centro. Fomos resistência e vanguarda no nosso amado Triângulo Histórico, que segue vivo e se reinventando", completou o Girondino na postagem.

FREQUENTADORES LAMENTAM

A notícia fez os frequentadores e simpatizantes do café se lamentarem. "Uma pena, um lugar lindo, aconchegante, garçons gentis e simpáticos", escreveu uma usuária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Não creio. Um lugar incrível, um charme, uma relíquia. Deveria ser tombado e reverenciado pela importância e história. Ficarei saudosa e não será pouco", lamentou outra internauta. Um seguidor, mais um triste com o anúncio, se mostrou surpreso com o fim das atividades do Girondino. "Não creio. Patrimônio cultural do centro de SP é mais um lugar incrível fechado. Que triste!"

O Triângulo Histórico, onde funcionava o café desde a década de 1990, é um dos focos do poder público para revitalizar o centro da capital paulista. Ultimamente, o local tem se notabilizado, porém, pelas cenas de uso de drogas da chamada Cracolândia, e pela alta incidência de assaltos e furtos contra lojistas e pessoas que frequentam a região.

Felippe Nunes, um dos proprietários do Girondino, se mostrava interessado por essa revitalização do Triângulo Histórico e participava de diversos eventos de estímulo. Questionada, a Prefeitura disse que desde 2021 promove políticas para revitalizar o centro, incluindo a área do café.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline