MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Maia estima que MP da vacinação da covid-19 seja votada ainda nesta semana

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que tem a expectativa de votar até quinta-feira (10) uma medida provisória pela qual a Casa poderá contribuir para o debate do plano de vacinação contra a covid-19. "Então, é muito grave q

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.12.2020, 17:51:00 Editado em 07.12.2020, 17:55:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que tem a expectativa de votar até quinta-feira (10) uma medida provisória pela qual a Casa poderá contribuir para o debate do plano de vacinação contra a covid-19. "Então, é muito grave que o Brasil não defina logo um plano, não resolva de forma definitiva qual é o caminho", disse o presidente da Câmara em coletiva à imprensa. Se não for votado na quinta, o prazo máximo é de o texto ser deliberado até o início da próxima semana.

continua após publicidade

Maia não citou qual seria a MP, mas uma das medidas que aguardam deliberação por parte da Câmara é a 1003, que autoriza o governo federal a aderir ao Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19 - Covax Facility.

Questionado se essa votação poderia definir um cronograma, Maia respondeu que sim e que já pediu ao relator que conversasse com o Ministério da Saúde sobre o assunto. O presidente da Câmara avaliou ser melhor que essa pauta seja organizada conjuntamente com o governo federal. "Nós vamos avançar de qualquer jeito, até porque o STF também vai avançar. E acho que o melhor caminho é que se faça de maneira integrada entre Executivo, Legislativo e depois a decisão final do Supremo", disse Maia.

continua após publicidade

"O ideal é que se organize isso em conjunto, que a gente tenha um plano para isso porque as pessoas vão começar, e começaram já a entrar em um certo pânico, um pânico grande", continuou o deputado. O presidente da Câmara citou a possibilidade de pessoas que já tiveram covid-19 serem contaminadas novamente. "E a segunda vez está vindo pior do que a primeira", disse.

Questionado ainda se poderia ser aplicada para a vacina a lei segundo a qual a Anvisa tem que até 72 horas para aprovar medicamentos e equipamentos contra a covid-19 já liberados para uso no exterior, Maia respondeu que "em tese, poderia". No entanto, ressaltou que uma "regra objetiva" daria mais segurança.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Maia estima que MP da vacinação da covid-19 seja votada ainda nesta semana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!