Uma mudança sutil na aparência da filha foi suficiente para uma mãe de Birmingham, na Inglaterra, desconfiar que algo estava errado. Elise Seal, 25 anos, notou que o olho direito de Esmae, 5 anos, havia mudado de cor durante as férias de junho de 2023. Ele passou do original avelã (uma combinação de verde e marrom) para castanho escuro.
-LEIA MAIS: Adolescente que desapareceu em 2023 é encontrada enterrada em sítio
Um brilho branco na pupila de Esmae, que aparecia enquanto a criança estava no sol, também chamou a atenção da família. A menina foi levada a um oftalmologista quando a família voltou das férias. Exames mostraram que ela tinha retinoblastoma em estágio avançado, um câncer intraocular raro, que acomete principalmente bebês e crianças pequenas.
“Os médicos nos levaram para uma sala com lenços de papel e um sofá – eu soube naquele momento”, contou Elise em entrevista ao jornal The Mirror.
Sinais de alerta do câncer
Crianças com retinoblastoma costumam apresentar um reflexo branco no centro do olho nas fotos com flash, enquanto a maioria das pessoas forma um reflexo vermelho. O “olho de gato”, como é conhecido, pode ser um indício que o tumor está crescendo na retina (parte de trás do olho).
Outros sintomas característicos são:
Estrabismo em um ou ambos os olhos;
Movimentos irregulares do globo ocular;
Problemas de visão que causam dificuldade para agarrar objetos próximos;
Alteração da cor do olho;
Vermelhidão constante no olho.
Com informações do Metrópoles
Deixe seu comentário sobre: "Mãe descobre câncer raro em filha de 5 anos ao observar sintoma sutil"