MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Lula lança Plano Juventude Negra Viva, que envolve ações de 18 ministérios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou na manhã desta quinta-feira, 21, o governo federal lançou o Plano Juventude Negra Viva, que envolve ações de 18 ministérios. Conforme antecipou oEstadão/Broadcast, o Plano Juventude Negra Viva traz ações trans

Sofia Aguiar (via Agência Estado)

·
Escrito por Sofia Aguiar (via Agência Estado)
Publicado em 21.03.2024, 12:17:00 Editado em 21.03.2024, 12:23:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou na manhã desta quinta-feira, 21, o governo federal lançou o Plano Juventude Negra Viva, que envolve ações de 18 ministérios. Conforme antecipou oEstadão/Broadcast, o Plano Juventude Negra Viva traz ações transversais em 18 pastas para combate ao racismo e preservação da vida da população negra. O plano inclui medidas que vão desde a aquisição de câmeras corporais para uso policial até programa de incentivo a cursinhos populares.

continua após publicidade

As ações incluídas no plano somam pelo menos R$ 665 milhões em iniciativas específicas voltadas para a população negra. O plano, que terá 200 ações e 43 metas específicas, é liderado pelo Ministério da Igualdade Racial, que articulou o conjunto de compromissos das outras pastas da Esplanada.

Um dos principais eixos do plano, a segurança pública será contemplada em pelo menos duas grandes ações tocadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública: o incentivo e aquisição de câmeras corporais para uso policial e o incentivo aos Centros Comunitários pela Vida (Convive). O MJSP prevê um investimento de cerca de R$ 13 milhões para a aquisição das câmeras corporais, que são defendidas pela gestão do ministro Ricardo Lewandowski como instrumento importante para redução da letalidade policial, que acaba vitimando majoritariamente a juventude negra.

continua após publicidade

Outro pilar do plano é o estabelecimento de cotas étinico-raciais para incentivo da entrada de jovens no sistema de ensino e mercado de trabalho. Além disso, estipula cotas étnico-raciais na implementação dos Programas e Linhas de Fomento Específicos na cultura.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Lula lança Plano Juventude Negra Viva, que envolve ações de 18 ministérios"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!