MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Lula diz que Brasil não vai deixar de procurar petróleo na Margem Equatorial

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu nesta segunda-feira, 11, a realização de pesquisas em busca de petróleo na chamada Margem Equatorial. A questão divide o governo, com a oposição da ala ambiental à prospecção na Bacia da Foz d

Italo Bertão Filho e João Paulo Nucci (via Agência Estado)

·
Escrito por Italo Bertão Filho e João Paulo Nucci (via Agência Estado)
Publicado em 11.09.2023, 07:42:00 Editado em 11.09.2023, 16:10:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu nesta segunda-feira, 11, a realização de pesquisas em busca de petróleo na chamada Margem Equatorial. A questão divide o governo, com a oposição da ala ambiental à prospecção na Bacia da Foz do Rio Amazonas.

continua após publicidade

"O Brasil não vai deixar de pesquisar a Margem Equatorial. Se encontrar a riqueza que pressupõe-se que exista lá, aí é uma decisão de Estado, se vai explorar ou não", disse o presidente, durante entrevista coletiva em Nova Délhi, que sediou a Cúpula do G20, antes de embarcar para Brasília.

Lula destacou que a exploração ocorreria a 575 quilômetros da margem do Rio Amazonas. "Não é uma coisa que está lá, vizinha da Amazônia. Você não pode ser proibido de pesquisar", afirmou. "Se tiver o que se imagina lá, você pode discutir se vai explorar ou não, mas pesquisar, nós vamos pesquisar. O mundo precisa que a gente pesquise para encontrar novos materiais, novas coisas para o desenvolvimento."

continua após publicidade

O presidente também disse que o País não deve ingressar na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) neste momento, mas não descarta a possibilidade de isso acontecer no futuro. "Quem sabe se você me perguntar daqui a um ano, vou dizer que sim. Não posso dizer que vou ser definitivamente contra, depende da circunstância política", afirmou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Lula diz que Brasil não vai deixar de procurar petróleo na Margem Equatorial"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!