MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Lula a Esther Dweck sobre greve nas universidades: 'Não sei como você não tomou uma vaia'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou, nesta quarta-feira, 15, a atuação da ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck. Segundo o petista, não sabe como a ministra não foi vaiada por não ter conseguido "resolver o problema do acordo dos pr

Julia Camim, especial para o Estadão (via Agência Estado)

·
Escrito por Julia Camim, especial para o Estadão (via Agência Estado)
Publicado em 17.05.2024, 15:44:00 Editado em 17.05.2024, 17:17:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou, nesta quarta-feira, 15, a atuação da ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck. Segundo o petista, não sabe como a ministra não foi vaiada por não ter conseguido "resolver o problema do acordo dos professores". A declaração de Lula foi durante evento realizado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

continua após publicidade

A fala de Lula diz respeito às paralisações feitas pelos professores e servidores técnico-administrativos de universidades públicas brasileiras que reivindicam reajuste salarial e equiparação dos benefícios dos servidores públicos federais àqueles concedidos ao legislativo e judiciário, ainda em 2024.

"Eu não sei como a gente está numa faculdade e você não tomou uma vaia aqui, porque não conseguiu resolver o problema do acordo dos professores", disse Lula, em tom de brincadeira, à ministra que "negocia as greves". Amenizando a situação, o presidente completou que Esther é "uma mulher extraordinária" e "fantasticamente competente".

continua após publicidade

A declaração do presidente ocorreu em evento voltado ao anúncio de medidas para a reconstrução do Rio Grande do Sul e auxílio às famílias atingidas pelas enchentes que já afetaram mais de 2,1 milhões de gaúchos. Durante o discurso, Lula também afirmou que não sabia que existiam tantas pessoas negras no Estado e ainda fez menção à divergência de liberação de recursos entre o governo federal e o governo estadual, sob gestão de Eduardo Leite (PSDB).

Sobre a greve nas universidades e institutos federais, o chefe do Executivo já havia dito, em entrevista concedida no dia 7 de maio, que a situação não lhe "encanta" e, assim como o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), Esther também queria "negociar o mais rápido possível".

Ainda na quarta-feira, 15, o governo apresentou uma nova proposta de reajuste salarial aos servidores públicos que pode chegar a 31% até 2026. No entanto, caso os valores sejam aceitos, eles passam a ser pagos apenas a partir do ano que vem. A proposta foi detalhada pelo secretário de relações de trabalho do Ministério da Gestão, Jose Lopez Feijóo, em reunião com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

Deixe seu comentário sobre: "Lula a Esther Dweck sobre greve nas universidades: 'Não sei como você não tomou uma vaia'"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!