MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Luciano Hang, o Véio da Havan, se torna inelegível pelo TSE; entenda

A decisão foi proferida pelo ministro André Ramos Tavares e ocorreu no âmbito de uma ação movida após as eleições municipais de 2020

Da Redação

·
A ação foi protocolada pela coligação ‘União do Povo por Santa Rosa’, do Partido dos Trabalhadores (PT) de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul.
Icone Camera Foto por Redes Sociais
A ação foi protocolada pela coligação ‘União do Povo por Santa Rosa’, do Partido dos Trabalhadores (PT) de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul.
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.06.2025, 22:29:51 Editado em 04.06.2025, 22:29:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, foi declarado inelegível até 2028 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão foi proferida pelo ministro André Ramos Tavares, em 27 de maio, e ocorreu no âmbito de uma ação movida após as eleições municipais de 2020.

continua após publicidade

📰 LEIA MAIS: Idoso com deficiência visual é atingido por trem em Apucarana

continua após publicidade

A ação foi protocolada pela coligação ‘União do Povo por Santa Rosa’, do Partido dos Trabalhadores (PT) de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. O processo teve como foco, um evento realizado em 11 de novembro de 2020, a quatro dias da eleição.

📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp

Na ocasião, Hang participou de um ato no terreno onde seria construída uma unidade da Havan e declarou apoio público a Anderson Mantei (PP), então candidato à prefeitura e atual prefeito da cidade gaúcha. Mantei e o ex-prefeito de Santa Rosa (RS), Alcides Vicini (PP), também se tornaram inelegíveis.

continua após publicidade

No evento, Hang teria dito que os ‘votos úteis’ seriam apenas os dados ao candidato que venceria a esquerda no município. O empresário teria associado também os partidos de esquerda à miséria e ao assistencialismo. Osmar Terra, deputado federal do PL-RS, também estava no evento e foi alvo da ação, mas acabou absolvido.

Segundo o ministro relator, houve abuso de poder econômico, além do uso indevido dos meios de comunicação. Ramos Tavares diz ainda que Hang usou a imagem pública e recursos da Havan para interferir no resultado da eleição local, o que compremeteu a igualdade da disputa.

“Não há outra conclusão, a não ser reconhecer a quebra da isonomia do pleito”, afirmou o ministro.

continua após publicidade

Por divulgarem amplamente o encontro nas redes sociais e participarem do evento, Mantei e Vicini também foram considerados responsáveis.

Os três mencionados no processo foram punidos a inelegibilidade por oito anos a partir do pleito de 2020.

continua após publicidade

O que dizem as defesas dos mencionados?

Luciano Hang, por nota, disse: “Com a decisão, o ministro desconsiderou todas as sentenças anteriores sobre o caso, que haviam reconhecido o direito de Luciano Hang de se manifestar politicamente, dentro das garantias constitucionais da liberdade de expressão“.

A defesa dele alega, ainda, que não existe nenhuma lei que proíba empresários de apoiarem candidatos ou expressarem opiniões políticas. “O empreendedor brasileiro pode e deve participar do processo político sem ser perseguido ou atacado”, diz Hang.

continua após publicidade

Já a defesa do ex-prefeito Alcides Vicini argumenta que a ação foi rejeitada por unanimidade em primeira e segunda instâncias no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) e que confia na reversão da decisão pelo plenário do TSE.

“A Ação de Investigação Judicial Eleitoral foi julgada totalmente improcedente”, disse o advogado César Augusto Schmitt Sousa.

Em nota, a defesa do prefeito Anderson Mantei afirmou que já apresentou embargos de declaração, recurso utilizado para solicitar que o juiz esclareça pontos confusos, omissos ou contraditórios de uma decisão.

Com informações de Metrópoles

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Luciano Hang, o Véio da Havan, se torna inelegível pelo TSE; entenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!