MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Litoral norte de SP tem 43 pinguins mortos em 3 dias

Todo ano, entre junho e setembro, acontece a temporada de ocorrência de pinguins-de-Magalhães no litoral norte de São Paulo. Infelizmente, muitos são encontrados já mortos e, este ano, o número pode assustar: somente nos dois primeiros dias de julho e na

Redação, O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)

·
Escrito por Redação, O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)
Publicado em 04.07.2025, 07:55:00 Editado em 04.07.2025, 08:10:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Todo ano, entre junho e setembro, acontece a temporada de ocorrência de pinguins-de-Magalhães no litoral norte de São Paulo. Infelizmente, muitos são encontrados já mortos e, este ano, o número pode assustar: somente nos dois primeiros dias de julho e na manhã de quarta-feira, 2, já foram encontrados 43 animais da espécie mortos nas praias paulistas. Apenas outros quatro foram encontrados vivos e estão em reabilitação.

continua após publicidade

A espécie, que é originária da Patagônia, no extremo sul do continente americano, passa pelo litoral paulista durante a rota migratória anual de inverno, quando buscam alimento e águas um pouco mais quentes.

Em 2024, até 10 de julho, haviam sido feitos 43 resgates de pinguins juvenis (são os mais suscetíveis a se perderem do bando) no litoral norte paulista. Desses, 19 estavam mortos e 24 foram resgatados vivos e enviados para recuperação.

continua após publicidade

Apesar do número alto de mortes em 2025, especialistas não enxergam, até o momento, fatores que podem estar ligados ao aumento do índice de mortalidade dos pinguins. Os números podem variar de acordo com o ano.

Época de atenção

De acordo com o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta e diretor do Aquário de Ubatuba, apesar da ocorrência dos pinguins no litoral da Região Sudeste do País ser um fenômeno natural, ele requer atenção especializada. "A temporada de pinguins é um momento importante para reforçarmos o cuidado com a fauna marinha", afirma.

continua após publicidade

"O trabalho das equipes em campo permite identificar rapidamente os casos e direcionar o atendimento adequado. Além disso, o apoio da população ao acionar os canais corretos é crucial para o sucesso das ações de manejo", afirma Carla Beatriz Barbosa, uma das coordenadoras do PMP-BS pelo Instituto Argonauta.

Ajuda

A equipe de resgate de pinguins no litoral norte pode ser acionada por qualquer pessoa que encontre um indivíduo da espécie, pelo telefone 0800-642-3341.

continua após publicidade

A recomendação é não tocar nos animais, nem mesmo para devolvê-los para a água, ou sequer oferecer qualquer tipo de alimento até a chegada dos especialistas. "Tais ações podem causar ainda mais estresse ou agravar o estado de saúde do animal."

Os 47 pinguins já encontrados neste ano, todos eles juvenis, foram encontrados encalhados nos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

"Quatro estavam vivos e foram encaminhados para atendimento veterinário e reabilitação na Unidade de Estabilização de São Sebastião e no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Ubatuba (CRD)", informou o Instituto Argonauta.

"Os 43 animais encontrados mortos foram recolhidos e enviados para avaliação com o objetivo de investigar a causa do óbito."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Litoral norte de SP tem 43 pinguins mortos em 3 dias"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!