MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Lattes está disponível, mas com acesso parcial aos dados

Com problemas desde o dia 23 de julho, os currículos da Plataforma Lattes voltaram a ficar disponíveis para consulta nesta terça-feira, 3, informa o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O acesso, contudo, ainda é parcial,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.08.2021, 22:35:00 Editado em 03.08.2021, 22:43:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com problemas desde o dia 23 de julho, os currículos da Plataforma Lattes voltaram a ficar disponíveis para consulta nesta terça-feira, 3, informa o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O acesso, contudo, ainda é parcial, uma vez que não é possível atualizar informações nos documentos ou acessar todas as funcionalidades disponíveis na plataforma.

continua após publicidade

Por ora, há duas opções para acessar os currículos do Lattes: escrevendo o ID Lattes no campo do endereço do navegador - lattes.cnpq.br/ - ou utilizando a busca textual pelo endereço buscatextual.cnpq.br/buscatextual. Segundo o CNPq, a base de dados conta com atualizações feitas até as 18h do dia 23 de julho, dia do início da indisponibilidade dos sistemas.

"O trabalho de restauração dos acessos ainda está em andamento, incluindo novas atualizações da base de dados, que serão feitas nos próximos dias, incluindo, nos currículos, as fotos e o número de citações", explica o CNPq, entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

continua após publicidade

A mensagem adverte ainda que "devido ao elevado número de acessos que a base provavelmente terá, o sistema pode apresentar alguma lentidão".

Auxílios

Na última semana, o MCTI informou que os sistemas do CNPq seriam restabelecidos nesta segunda-feira. A previsão, no entanto, não se concretizou. Há cerca de dez dias, a indisponibilidade dos sistemas causa preocupação em cientistas de todo o País, que temem perda de dados e atrasos na liberação de auxílios.

continua após publicidade

Porém, o CNPq destaca que há backup das informações e também que os pagamentos dos bolsistas estão garantidos.

Plataforma para gerenciar o pagamento de bolsas a cientistas, a Fundação Carlos Chagas ainda não retomou. Em nota publicada ontem, o CNPq ressaltou que a verificação dos sistemas "envolve uma série de testes, que foram realizados ao longo de todo final de semana", mas não fixou prazos para resolução dos problemas. Procurado pelo Estadão, o MCTInão se manifestou até a conclusão desta matéria.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Lattes está disponível, mas com acesso parcial aos dados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!