MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Justiça libera venda de bebida alcoólica em bares e restaurantes de BH

A Justiça em Minas Gerais autorizou nesta sexta-feira, 11, a venda de bebidas alcoólicas para consumo dentro de bares e restaurantes de Belo Horizonte. A proibição era válida desde a última segunda-feira, 7, por decreto do prefeito Alexandre Kalil (PSD),

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.12.2020, 09:07:00 Editado em 12.12.2020, 09:12:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Justiça em Minas Gerais autorizou nesta sexta-feira, 11, a venda de bebidas alcoólicas para consumo dentro de bares e restaurantes de Belo Horizonte. A proibição era válida desde a última segunda-feira, 7, por decreto do prefeito Alexandre Kalil (PSD), depois do aumento na ocupação de leitos para pacientes com covid-19 nos hospitais.

continua após publicidade

A decisão, em caráter liminar, é do juiz Maurício Leitão Linhares, da Primeira Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Belo Horizonte, dentro de ação movida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Minas Gerais. Cabe recurso. Nesta sexta, o governo João Doria (PSDB), de São Paulo, reduziu o horário de funcionamento dos bares para evitar aglomerações.

O retorno do consumo de bebidas dentro dos bares - considerado pelo comitê criado pela prefeitura para estabelecer medidas contra a covid como um dos principais motivos de propagação do novo coronavírus - ocorre exatamente no dia em que a cidade registra a terceira queda consecutiva no índice que mostra a circulação do vírus na cidade.

continua após publicidade

Na decisão, o juiz afirma que o consumo de álcool dentro dos bares e restaurantes não contribui de forma relevante para o aumento da transmissão do vírus. "A dinâmica de uma sociedade complexa como a de Belo Horizonte comporta um número tão grande de atividades que torna difícil, para não dizer impossível, definir o que realmente estimula o aumento dos indicadores do covid-19".

O juiz segue dizendo que "porém, não é difícil concluir que o consumo de bebidas alcoólicas naqueles estabelecimentos, por si só, não representa causa relevante de aumento da transmissão, mesmo porque o mais importante, como dizem inúmeros médicos e cientistas de renome, brasileiros e estrangeiros, no estágio atual do surto do vírus Sars-Cov-2, é a prevenção", afirma, na sentença. A prefeitura informou não ter sido notificada da decisão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Justiça libera venda de bebida alcoólica em bares e restaurantes de BH"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!