MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Justiça inglesa se nega a julgar caso Mariana versus BHP no Reino Unido

Num julgamento considerado histórico para o Reino Unido pelo número de vítimas e valores envolvidos, a primeira instância do judiciário inglês decidiu nesta segunda-feira, 9, não prosseguir com o processo de julgamento de bilhões de libras contra a gigant

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.11.2020, 13:32:00 Editado em 09.11.2020, 13:41:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Num julgamento considerado histórico para o Reino Unido pelo número de vítimas e valores envolvidos, a primeira instância do judiciário inglês decidiu nesta segunda-feira, 9, não prosseguir com o processo de julgamento de bilhões de libras contra a gigante da mineração BHP Billinton por causa da sua "responsabilidade derradeira" pela tragédia de Mariana. O processo de julgamento no país europeu teve início em julho, em Manchester, com os advogados das vítimas pedindo que o caso que trata do maior desastre ambiental da história do Brasil fosse apreciado no Reino Unido, país sede da mineradora, que é a controladora da Samarco.

continua após publicidade

A decisão divulgada pelo juiz Turner nesta segunda-feira, com 76 páginas, ocorre logo após o aniversário de cinco anos da tragédia, que matou 19 pessoas, destruiu comunidades e contaminou cursos de água. O valor do processo é de 5 bilhões de libras esterlinas.

O Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) acompanhou o caso em julho, a partir de Londres, e manteve contato com as duas partes. Em entrevista concedida na ocasião, o prefeito de Mariana, Duarte Junior (PPS), se disse confiante que o processo no exterior pudesse gerar mais resultados às vítimas do rompimento da barragem do Fundão, que ocorreu há cinco anos. "Como a BHP foi até a nossa casa e não respeitou nosso direito - e digo isso porque ouvi de vários integrantes do governo federal e do governo do Estado que não pudemos participar das ações porque a BHP não concordava -, viemos até a casa da BHP para que ela respeite nossos direitos", disse.

continua após publicidade

Durante o processo, os advogados da BHP alegaram ao tribunal inglês que havia sobreposição "substancial" do caso que foi para o Reino Unido em relação com o que corre no Brasil. Na ocasião, o juiz lembrou que naquela primeira parte do processo, o julgamento seria neutro em relação aos motivos do processo e que avaliaria apenas a legalidade do caso no País, mas destacou várias vezes seu tamanho. "Os números são enormes. Estamos falando de milhares de reclamações."

O escritório britânico das vítimas representa pouco mais de 200 mil pessoas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Justiça inglesa se nega a julgar caso Mariana versus BHP no Reino Unido"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!