MAIS LIDAS
VER TODOS

Céu

Júpiter e Saturno estarão próximos à Lua nesta noite

No domingo, acontece outro fenômeno astronômico, conhecido como Lua Azul

Da Redação

·
Júpiter e Saturno estarão próximos à Lua nesta noite
Icone Camera Foto por Reprodução/Google
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.08.2021, 14:33:39 Editado em 21.08.2021, 14:34:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Júpiter e Saturno estarão próximos da Lua na noite deste sábado (21) e domingo (22). Os planetas, que ficarão bem parecidos a duas estrelas brilhantes, podem ser vistos, principalmente, para quem estiver longe de grandes centros urbanos.

continua após publicidade

Neste sábado (21), Saturno fica visualmente acima da Lua e Júpiter, abaixo e a esquerda da Lua. Já no domingo (22), a Lua poderá ser vista abaixo de Júpiter e Saturno.

Como observar

continua após publicidade

Para quem não pode fugir da cidade, uma dica é baixar um aplicativo no celular que consiga localizar no céu o fenômeno. Assim, você pode salvar tempo e não precisa se preocupar se está olhando para o lugar errado.

Essa é considerada uma formação fácil de detectar pois todas as três esferas estarão visíveis a olho nu. Você nem mesmo terá de ir para uma zona rural — como faria no caso de uma chuva de meteoros. Eles estarão brilhantes o suficiente para ser vistos mesmo com a forte poluição da maioria das cidades grandes.

Para se atentar aos pontos cardeais, o mais indicado é que você utilize uma bússola. Para usuários de iPhone, pode ser a do próprio celular. Caso você tenha Android, o site Olhar Digital recomenda o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios. Também recomendam o Sky Safari, da Simulation Curriculum Corp, que está disponível em versões para Android e iOS e pode ser usado gratuitamente.

continua após publicidade

Lua Azul

No domingo, acontece outro fenômeno astronômico, conhecido como Lua Azul. Nele, a Lua chega em sua fase cheia e acontece quando isso ocorre uma segunda vez em um mesmo mês. A diferença da Lua Azul deste domingo, que na verdade não mudará de cor, é que se refere à terceira lua cheia de uma mesma estação do ano, conhecida também como "Blue Moon". A primeira lua cheia deste inverno ocorreu em 24 de junho e, a segunda, em 23 de julho. A terceira será agora, neste domingo, 22 de agosto.

Com informações, Exame

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Júpiter e Saturno estarão próximos à Lua nesta noite"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!