MAIS LIDAS
VER TODOS

13ª Vara Federal de Curitiba

Juiz mantém bloqueio de bens do ex-presidente Lula

Luiz Antonio Bonat, juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, manteve o bloqueio de bens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao enviar os processos relacionados ao petista à Justiça Federal do Distrito Federal (DF). Segundo informações, o juiz encaminh

Da Redação

·
Juiz mantém bloqueio de bens do ex-presidente Lula
Icone Camera Foto por Amanda Perobelli/Reuters
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.03.2021, 12:14:13 Editado em 17.03.2021, 12:28:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Luiz Antonio Bonat, juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, manteve o bloqueio de bens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao enviar os processos relacionados ao petista à Justiça Federal do Distrito Federal (DF).

continua após publicidade

Segundo informações, o juiz encaminhou à Justiça do DF as ações penais que estão relacionadas as irregularidades na compra do terreno para a construção do Instituto Lula e doações feitas pela Odebrecht ao instituto. O juiz ordenou que outros 36 processos envolvidos a essas investigações também sejam enviados para o DF.

O encaminhamento dos processos de Lula atende a uma ordenação do ministro Edson Fachin, que é relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). No dia 8, o ministro anulou quatro ações penais, que envolviam o ex-presidente, ao entender que a 13ª Vara Federal de Curitiba não tinha competência para julgar o caso.

continua após publicidade

O pedido feito pela defasa de Lula foi atendida por Fachin. Lula tinha sido condenado por ações que envolviam o triplex do Guarujá e o sítio de Atibaia e, esses processos, estão no Superior Tribunal de Justiça (STJ), conforme a defesa do ex-presidente.

Em relação ao Instituto Lula, o juiz da 13ª vara manteve o bloquei de bens do ex-presidente. Em seu despacho, argumentou que os bloqueis não foram ordenados especificamente nessas ações penais.

"Tendo por base os estritos limites da decisão do Exmo. Ministro Edson Fachin, manterei os bloqueios durante a declinação, ficando o Juízo declinado responsável pela análise acerca da convalidação das decisões que autorizaram as constrições cautelares", relata o juiz.

continua após publicidade

A defesa do ex-presidente informou que analisa a decisão de Bonat com relação à manutenção do bloqueio dos bens de Lula antes de se pronunciar sobre uma eventual contestação.

Com informações; CNN.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Juiz mantém bloqueio de bens do ex-presidente Lula"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!