MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Jornalista de Manaus sofre ameaça e atentado após sair do trabalho

Alex Mendes Braga, jornalista que denuncia casos de corrupção no Amazonas, foi alvo de atentado na noite de quinta-feira, 23, em um das principais avenidas de Manaus. O comunicador apresenta o programa Amazonas Diário, do Grupo Diário de Comunicação (GDC)

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.07.2020, 18:26:00 Editado em 24.07.2020, 18:31:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Alex Mendes Braga, jornalista que denuncia casos de corrupção no Amazonas, foi alvo de atentado na noite de quinta-feira, 23, em um das principais avenidas de Manaus. O comunicador apresenta o programa Amazonas Diário, do Grupo Diário de Comunicação (GDC), transmitido pela Record News Manaus e, na quinta, saiu da empresa em direção à sua residência. No entanto, o veículo que dirigia foi seguido e sofreu uma forte batida na traseira por um carro de modelo Jeep, sem placas. Após a colisão, o motorista do Jeep e demais passageiros saíram do veículo e agrediram o apresentador.

continua após publicidade

"Um deles chegou até mim e citou o programa dizendo 'Você está falando muito em seu programa e deve para muita gente. Nós vamos te matar' e desferiu um soco no rosto. Logo depois mostrou que estava armado e os demais quatro homens também portavam armas. Quando percebi o perigo, saí do local correndo", relatou Braga. "Um grupo de seguranças de um estabelecimento comercial me amparou. Quando voltei ao veículo, vi que tinham levado dinheiro e objetos pessoais", lamentou o jornalista ao Estadão.

O jornalista publica uma coluna nos jornais Diário do Amazonas e Dez Minutos. Em nota de primeira página nos dois veículos, a empresa jornalística citou que "a garantia do trabalho da imprensa profissional assegura voz para todos os segmentos da sociedade", ao destacar que "a liberdade de imprensa é um dos pilares do estado democrático de direito", além de exigir "a apuração dos fatos e a punição".

continua após publicidade

O caso foi registrado no 19ª Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus, mas deve ser transferido para o 10º DIP devido ao local da ocorrência.

ANJ pede apuração do crime

A agressão foi repudiada por entidades nacionais como a Associação Nacional de Jornais (ANJ), que lamentou o ocorrido e "aguarda rápida apuração do crime, com a identificação dos autores e mandantes, e seu encaminhamento à Justiça".

continua após publicidade

Em nota, a ANJ afirma que "o atentado claramente visa a intimidar o jornalista e o grupo de comunicação para o qual trabalha. É preocupante que a atividade jornalística seja alvo de violências como essa, pois elas atingem não apenas os profissionais da imprensa e as empresas de comunicação, mas sobretudo o direito da sociedade de ser livremente informada. A ANJ deseja o pronto restabelecimento de Alex Braga, na certeza de que ele e o Grupo Diário prosseguirão fazendo jornalismo de forma responsável e comprometido com os interesses dos cidadãos".

Em matéria publicada nesta sexta-feira, 24, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) cita que, ao chegar a Manaus, Braga passou a andar de carro blindado. Segundo o jornalista, a agressão que sofreu foi um recado: "Tenho medo do próximo passo. Eles já provaram que podem tudo."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Jornalista de Manaus sofre ameaça e atentado após sair do trabalho"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!