MAIS LIDAS
VER TODOS

Patrimônio mundial

Jardim persa é achado em oásis no meio do deserto do Irã

O jardim Shazdeh foi construído durante a dinastia Qajar como uma demonstração de riqueza e também para servir de refúgio aos habitantes locais

Da Redação

·
Jardim persa é achado em oásis no meio do deserto do Irã
Icone Camera Foto por Reprodução/Iran Doostan Tours
Jardim persa é achado em oásis no meio do deserto do Irã
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.04.2024, 10:27:27 Editado em 10.04.2024, 10:27:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um jardim impressionante floresce no meio da terra árida do deserto de Lut, no Irã. Localizado perto de Mahan, na província de Kerman, Bagh-e-Shazdeh, as árvores e as plantas e o colorido das flores impressiona os visitantes que não esperavam encontrar tal estrutura no deserto.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Multas por danos ambientais no PR chegam a R$ 40 mi no 1º trimestre

O jardim Shazdeh foi construído durante a dinastia Qajar como uma demonstração de riqueza e também para servir de refúgio aos habitantes locais durante as caminhadas pelo deserto. O jardim persa está na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

continua após publicidade

Além da natureza exuberante, destaca-se a arquitetura da construção, que remete à tradição da origem na Pérsia. Ele foi erguido em um sistema escalonado com piscinas e fontes, cercado pela vegetação. O seu pavilhão possui vista para toda a extensão.

A construção em degraus é uma técnica construtiva que auxilia na irrigação das plantas, pois a água flui como uma cachoeira do ponto mais alto ao mais baixo. O líquido é trazido de uma nascente nas montanhas próximas, por meio de um sistema de canais e aquedutos.

"Sempre dividido em quatro setores, com a água desempenhando um papel importante tanto na irrigação quanto na ornamentação, o jardim persa foi concebido para simbolizar o Éden e os quatro elementos zoroastristas: céu, terra, água e plantas", descreve o site da Unesco.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Jardim persa é achado em oásis no meio do deserto do Irã"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!