Saúde

Ivermectina pode causar danos na fertilidade masculina

Resultados de uma pesquisa africana, apontam que o uso excessivo do medicamento pode interferir na produção de espermatozoides.

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Ivermectina pode causar danos na fertilidade masculina
fonte: Da Redação

Uma pesquisa desenvolvida  por Universidades de ensino e saúde na Nigéria, avaliou os efeitos colaterais do tratamento com ivermectina em pacientes com oncocercose (doença parasitária crônica) na produção e funções dos espermatozoides.

continua após publicidade

Além de não ter eficácia comprovada no tratamento da Covid-19,  a ivermectina também reduz significativamente a contagem e a motilidade (capacidade de se mover) dos espermatozoides, além de acarretar anomalias morfológicas, como cabeças e caudas duplas, cabeças enormes e espermatozoides albinos.

Participaram da pesquisa 385 nigerianos com diagnóstico de oncocercose. Destes, 37 (9,6%) eram elegíveis para mais testes, já que suas contagens de esperma eram normais, enquanto os demais pacientes apresentavam níveis muito baixos de contagens de espermatozoides e, portanto, não foram elencados para outros testes.

continua após publicidade

Assim, o recorte da investigação foi direcionado para esse grupo de 37 pacientes, com idades entre 28 e 57 anos. As funções do esperma foram avaliadas por meio de análise do fluido seminal. Os pacientes foram tratados com ivermectina por 11 meses.

Os resultados também sugerem uma possível interferência na fertilidade masculina. Os pesquisadores recomendam ainda estudos mais aprofundados a fim de verificar se a ivermectina também origina efeitos adversos em outros órgãos, como coração, fígado, rim e pulmões.

Com informações: Correio Braziliense

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News