MAIS LIDAS
VER TODOS

ATRAVÉS DE NOTA

Itamaraty confirma morte de brasileiro na guerra na Ucrânia; entenda

A informação da morte de André Luis Hack Bahi, de 44 anos, também foi confirmada pela irmã, Letícia Hack Bahi, que estava a sua procura

Da Redação

·
Um amigo de Hack contou aos familiares que o brasileiro teria socorrido duas pessoas e, depois, se dirigido em direção ao fogo cruzado
Icone Camera Foto por Arquivo pessoal
Um amigo de Hack contou aos familiares que o brasileiro teria socorrido duas pessoas e, depois, se dirigido em direção ao fogo cruzado
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.06.2022, 14:34:25 Editado em 09.06.2022, 14:34:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta quinta-feira (09), o Ministério das Relações Exteriores confirmou a morte do brasileiro André Luis Hack Bahi, de 44 anos, que estava na guerra na Ucrânia. A informação também foi confirmada pela irmã, Letícia Hack Bahi, que mora em Porto Alegre, e estava a sua procura, após um amigo de André fazer uma publicação alegando que o companheiro havia morrido.

continua após publicidade

O Itamaraty afirma, através de nota, que Hack morreu "em decorrência do conflito naquele país e mantém contato com familiares para prestar-lhes toda a assistência cabível, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local". Leia o comunicado na íntegra abaixo.

De acordo com a família, a morte teria ocorrido no sábado (04), em meio a um combate. "Nós estamos aguardando, porque alguém vai ter que ir lá reconhecer o corpo do meu irmão", diz Letícia, supervisora de telemarketing.

continua após publicidade

André faria parte da Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia. De acordo com a irmã, ele morava no Ceará e se separou de sua esposa antes de ir para a Europa. O corpo de Hack deve ser cremado e, as cinzas, jogadas em Quixadá, onde morava. "Nós decidimos que, para Porto Alegre, a gente não vai querer que ele venha. Nós vamos deixar as cinzas dele lá, um lugar maravilhoso que ele se apaixonou", comenta a irmã.


Atuação na guerra

continua após publicidade

André Luis Hack Bahi foi para a Europa em fevereiro de 2022, após passar por Portugal e França, afirmam familiares. O brasileiro é pai de sete filhos, serviu no Exército Brasileiro por um ano e trabalhou como socorrista em Porto Alegre e Quixadá. Anteriormente, ele teria participado de uma missão militar na Costa do Marfim, onde ficou ferido e foi tratado por forças francesas.

Um amigo de Hack, que também estava na Ucrânia, contou aos familiares que o brasileiro teria socorrido duas pessoas e, depois, se dirigido em direção ao fogo cruzado durante uma missão em uma área bombardeada. Contudo, após o ocorrido, os demais combatentes não teriam mais presenciado André. "Meu irmão foi tentar salvar os dois colegas", comentou a irmã, após o relato do amigo.

De acordo com Letícia, a última vez que André conversou com a família foi em 8 de maio, no Dia das Mães. O brasileiro fez uma chamada de vídeo e dialogou com os pais, que vivem no Rio Grande do Sul. "Ele felicitou no Dia das Mães, estava bem feliz vendo os pais, mesmo por ligação de vídeo", recorda.

continua após publicidade

Após esse contato, Letícia afirma que enviou mensagens para André pelo Instagram. Todavia, o brasileiro não visualizou mais os contatos.


continua após publicidade

Nota do Itamaraty:

O Ministério das Relações Exteriores recebeu, por meio da Embaixada do Brasil em Kiev, confirmação do falecimento de nacional brasileiro em território ucraniano em decorrência do conflito naquele país e mantém contato com familiares para prestar-lhes toda a assistência cabível, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local.

Assim como tem feito desde o começo do conflito, o Itamaraty continua a desaconselhar enfaticamente deslocamentos de brasileiros à Ucrânia, enquanto não houver condições de segurança suficientes no país.

Ressalte-se que, em observância ao direito à privacidade e ao disposto na Lei de Acesso à Informação e no decreto 7.724/2012, mais informações poderão ser repassadas somente mediante autorização dos envolvidos ou de seus familiares diretos. Assim, o MRE não poderá fornecer dados específicos sobre casos individuais de assistência a cidadãos brasileiros.


Fonte: Informações do g1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Itamaraty confirma morte de brasileiro na guerra na Ucrânia; entenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!