MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Itaipu fecha vertedouro após 11 dias aberto contra danos à barragem por força da chuva

Passados 11 dias da abertura do vertedouro da usina hidrelétrica binacional Itaipu, no rio Paraná, entre o Brasil e o Paraguai, a usina informou que vai fechar a saída do excedente de água gradualmente a partir deste domingo, 12. O vertedouro foi aberto n

Denise Luna (via Agência Estado)

·
Escrito por Denise Luna (via Agência Estado)
Publicado em 11.11.2023, 16:51:00 Editado em 11.11.2023, 16:56:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Passados 11 dias da abertura do vertedouro da usina hidrelétrica binacional Itaipu, no rio Paraná, entre o Brasil e o Paraguai, a usina informou que vai fechar a saída do excedente de água gradualmente a partir deste domingo, 12. O vertedouro foi aberto no dia 1º de novembro, em função das fortes chuvas na região. Nesse processo, a usina "desperdiça" água que poderia ser usada para produzir energia. Segundo o superintendente de Operação da Itaipu, Rodrigo Pimenta, "a usina operou o vertedouro de forma a garantir a segurança da barragem e contribuir para mitigar o impacto das cheias na fronteira com o Paraguai, parte mais afetada pelas chuvas", disse o executivo em nota neste sábado, 11. A abertura do vertedouro é uma situação rara. Neste ano, porém, já foi aberto três vezes. O ideal é que a água que entra no reservatório seja utilizada somente para produzir energia, avaliam especialistas. Desde o início das chuvas intensas, Itaipu mobilizou a Comissão Especial de Cheias (CEC). O grupo, formado por profissionais brasileiros e paraguaios, de diferentes áreas da empresa, foi mobilizado no dia 28 de outubro. A comissão, além de adotar estratégias para o controle da situação, emite boletins hidrológicos diários, que são repassados aos órgãos de Defesa Civil do Brasil e do Paraguai. A cheia do rio Iguaçu e o consequente represamento do rio Paraná, no encontro dos dois rios abaixo das quedas d'água, elevou o nível do rio Paraná, na Ponte da Amizade, até a cota de 119 metros acima do nível do mar, cerca de 18 metros acima do normal. Na sexta-feira, 10, a cota baixou para 111 metros. "O nível do Rio Paraná, naquele ponto, não oferece risco quando está entre 101 metros e 105 metros acima do nível do mar. Entre 106 e 107,99 metros, entra no índice próximo a inundações. Acima disso, já provoca alagamentos em áreas próximas, principalmente em cidades paraguaias da fronteira", informou Itaipu. Para os próximos dias, a tendência é de normalização da cota, avaliou a usina, que deve diminuir para valores inferiores a 108 metros.

continua após publicidade
Produção supera 2022

Com uma produção de energia em torno de 10,4 mil megawatts (MW) médios, a usina de Itaipu superou na sexta-feira, 10, toda a produção de 2022, ultrapassando a marca de 69 milhões de MWh (megawatt-hora). Desde o início da operação da usina, em maio de 1984, a Binacional já produziu mais de 2,9 bilhões de MWh de energia acumulada. Ainda segundo Itaipu, o custo da energia da hidrelétrica binacional é o terceiro mais barato do Brasil, superior apenas ao custo das usinas cotistas da Lei número 12.783/13 e das usinas hidrelétricas do rio Madeira (Santo Antônio e Jirau), em Rondônia, e do rio Xingu (usina Belo Monte), no Pará.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Itaipu fecha vertedouro após 11 dias aberto contra danos à barragem por força da chuva"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!