MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Instituto vai ao STF para suspender liminar de Fux que travou Juiz de garantias

O Instituto de Garantias Penais (IGP) apresentou habeas corpus coletivo contra a liminar do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, que travou a criação do juiz de garantias no início deste ano. Os criminalistas alegam que a suspensão t

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.12.2020, 20:31:00 Editado em 16.12.2020, 20:36:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Instituto de Garantias Penais (IGP) apresentou habeas corpus coletivo contra a liminar do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, que travou a criação do juiz de garantias no início deste ano. Os criminalistas alegam que a suspensão tem causado prejuízo a presos, que não tem as prisões revistas como determina a lei que criou a nova figura jurídica. Os criminalistas também relatam que a Corte pouco fez para discutir o tema durante o ano.

continua após publicidade

A liminar de Fux foi ajuizada em janeiro e derrubou decisão do então presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, que prorrogou por seis meses o prazo para a criação do juiz de garantias. O magistrado ficaria responsável pela análise dos casos durante a instrução processual, que engloba as investigações, enquanto outro juiz ficaria com o julgamento.

O IGP relembra que a Corte planejava realizar audiências públicas sobre o tema, mas elas foram suspensas por causa da pandemia. Por outro lado, o Supremo já organizou sessões semelhantes para discutir outros assuntos, como o Fundo Amazônia. A liminar de Fux também não foi analisado pelo plenário do Supremo até hoje.

continua após publicidade

A demora para se chegar a um entendimento sobre o juiz de garantias estaria trazendo juízos a presos do País, segundo os criminalistas.

"Dentre as funções do denominado Juiz de Garantias está o controle da legalidade da prisão em flagrante - devendo ser respeitado o prazo de 24 horas para a realização desse controle, sob pena de relaxamento de prisão -, e a prorrogação do inquérito policial por até 15 dias, após o que, se ainda assim a investigação não for concluída, a prisão será imediatamente relaxada", aponta o IGP.

Os criminalistas afirmam ainda que o juiz de garantias apenas 'reorganiza' a tarefa de supervisão que já é realizada pelo Judiciário e que é um 'progresso na garantia dos direitos dos investigados'. Ao Supremo, o IGP pede que a liminar de Fux seja suspensa até o plenário discutir o tema de vez. Não há data ainda para esse julgamento.

continua após publicidade

Fux travou a criação dos juízes de garantias durante o plantão do Judiciário. Para o ministro, a lei que prevê a figura não tem previsão de recursos para a implantação da medida e faltaram estudos sobre seu impacto no combate à criminalidade.

"Observo que se deixaram lacunas tão consideráveis na legislação, que o próprio Poder Judiciário sequer sabe como as novas medidas deverão ser adequadamente implementadas. O resultado prático dessas violações constitucionais é lamentável, mas clarividente: transfere-se indevidamente ao Poder Judiciário as tarefas que deveriam ter sido cumpridas na seara legislativa. Em outras palavras, tem-se cenário em que o Poder Legislativo induz indiretamente o Poder Judiciário a preencher lacunas legislativas e a construir soluções para a implementação das medidas trazidas pela lei, tarefas que não são típicas às funções de um magistrado", criticou Fux, no começo do ano.

A decisão adiou por tempo indeterminado a criação do juiz de garantias. No início do ano, a decisão foi celebrada pelo então ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro, que havia recomendado ao presidente Jair Bolsonaro que vetasse a medida no 'pacote anticrime', mas o pedido não foi atendido.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Instituto vai ao STF para suspender liminar de Fux que travou Juiz de garantias"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!