MAIS LIDAS
VER TODOS

Mal-entendido

INSS pode cortar aposentadoria de pessoas que têm nomes iguais; leia

Um idoso de 71 anos, por exemplo, teve o benefício suspenso três vezes por haver outro segurado com o mesmo nome que o dele

Da Redação

·
É possível reverter a suspensão
Icone Camera Foto por Marcello Casal Jr/Agência Brasil
É possível reverter a suspensão
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.07.2023, 15:46:27 Editado em 18.07.2023, 15:46:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode cortar os benefícios de pessoas que têm nomes iguais. A agência de notícias Folhapress conversou com um aposentado de 71 anos que teve seus proventos suspensos três vezes por ter o nome idêntico a outro segurado: José Edson da Silva.

continua após publicidade

O Sr. José afirmou à imprensa que houve um erro no cartório e foi à Justiça para consertá-lo, mas a pessoa que possuía o mesmo nome que ele morreu antes de retificar a falha no cartório. Com isso, o idoso teve a aposentadoria suspensa mais de uma vez.

Isso ocorre quando o órgão identificada que algum beneficiário com dados parecidos morreu, então, a renda é bloqueada automaticamente. O intuito do INSS é barrar que depósitos indevidos ocorram.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Homem coloca caixão e protesta na frente do INSS após perder benefício

O bloqueio da aposentadoria para pessoas que possuem nomes iguais pode acontecer após uma análise do Sistema de Informação de Mortalidades, da Diretoria de Benefícios da Previdência Social ou por informações enviadas pelos cartórios.

É importante destacar que o pagamento dos proventos não são cancelados, mas sim suspensos. Portanto, existe uma forma de reverter o bloqueio: apresentando toda a documentação necessária que comprove a identidade do beneficiário.

Através do aplicativo para celular e do site "Meu INSS", o aposentado (a) deve escolher a opção "Solicitar Emissão de Pagamento Não Recebido", onde informará sobre o problema ocorrido. Se houver dúvida, o INSS poderá pedir que o segurado vá até uma agência pessoalmente ou envie documentos recentes.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "INSS pode cortar aposentadoria de pessoas que têm nomes iguais; leia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!