MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Inscrições para o Fies 2021 começam nesta terça-feira

As inscrições para o novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 2º semestre de 2021 começam nesta terça-feira, 27. Candidatos que, entre 2010 e 2020, obtiveram nota média igual ou superior a 450 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se insc

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.07.2021, 09:48:00 Editado em 27.07.2021, 09:56:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As inscrições para o novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 2º semestre de 2021 começam nesta terça-feira, 27. Candidatos que, entre 2010 e 2020, obtiveram nota média igual ou superior a 450 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever até às 23h59 de sexta-feira, dia 30. Os pré-selecionados serão divulgados no próximo dia 3 de agosto. Nesta edição são oferecidas 69 mil vagas em mais de 1,3 mil instituições privadas de ensino superior. Interessados devem realizar a inscrição através do portal do programa. (http://portalfies.mec.gov.br).

continua após publicidade

Também podem concorrer ao financiamento, desde que atendam às condições previstas no edital, candidatos que já concluíram o ensino superior, tenham sido beneficiários de financiamento estudantil ou sejam bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni). Por outro lado, os que zeraram a redação do Enem ou fizeram o exame na condição de treineiro não podem se inscrever.

Inscritos que não forem selecionados na chamada única serão incluídos em uma lista de espera e podem ser convocados entre os dias 4 e 31 de agosto.

continua após publicidade

Instituído em 2001, pela Lei nº 10.260, o Fies tem como objetivo conceder financiamento estudantil em cursos superiores particulares. As instituições aderentes precisam ter avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC). O novo Fies divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando, segundo o governo federal, juros zero a quem mais necessita e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Quem pode participar

Podem se inscrever candidatos que participaram do Enem entre 2010 e 2020 e tenham obtido nota média igual ou superior a 450, além de nota superior a zero na redação. Existem restrições relativas à renda familiar bruta mensal por pessoa, que não pode ultrapassar três salários mínimos e nem ser inferior a um salário mínimo. Têm prioridade na seleção candidatos que não tenham concluído o ensino superior e nem tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil anteriormente.

continua após publicidade

Como se inscrever

Para se candidatar, é necessário acessar o sistema de inscrição por meio do site do Fies. Em seguida, clicar nas opções "Minha Inscrição" e "Fazer Cadastro". O candidato será direcionado para o portal Gov.br e deverá preencher as informações solicitadas.

Após essa etapa, o postulante será direcionado novamente para a página do Fies, onde deve clicar em "Entrar com Gov.br". Depois de informar o CPF e a senha cadastrada, será redirecionado para o sistema de inscrição do Fies. Nesta página, é preciso preencher novamente as informações solicitadas.

continua após publicidade

Pré-selecionados e lista de espera

Os pré-selecionados na chamada única do Fies devem complementar a inscrição entre os dias 4 a 6 de agosto. Já os demais candidatos serão incluídos automaticamente na lista de espera e podem disputar uma das vagas. A convocação por meio deste grupo será entre os dias 4 e 31 de agosto. Pelo regulamento, os candidatos pré-selecionados na lista de espera deverão complementar sua inscrição no prazo de três dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação pelo FiesSeleção.

continua após publicidade

Cronograma do Fies 2021

- 27 a 30 de julho: inscrições;

- 3 de agosto: divulgação dos candidatos pré-selecionados;

- 4 a 6 de agosto: pré-selecionados precisam complementar informações da inscrição;

- 4 a 31 de agosto de 2021: podem ser convocados candidatos da lista de espera, que devem complementar a inscrição no prazo de 3 (três) dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Inscrições para o Fies 2021 começam nesta terça-feira"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!