MAIS LIDAS
VER TODOS

Previsão

Inmet prevê enfraquecimento do El Niño e possibilidade de La Niña

Segundo o relatório do Inmet, a intensidade do El Niño deve passar de forte, classificação atual, para fraca a partir de abril

Isadora Duarte (via Agência Estado)

·
Para o segundo semestre, o Inmet vê probabilidade acima de 50% de ocorrência do fenômeno climático La Niña
Icone Camera Foto por Pixabay
Para o segundo semestre, o Inmet vê probabilidade acima de 50% de ocorrência do fenômeno climático La Niña
Escrito por Isadora Duarte (via Agência Estado)
Publicado em 06.02.2024, 19:11:00 Editado em 06.02.2024, 19:45:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê o enfraquecimento do fenômeno climático El Niño nos próximos meses e a possibilidade (50%) da ocorrência do La Niña no segundo semestre. As projeções foram divulgadas em relatório mensal do Inmet, feito em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastre (Cenad).

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Secretaria da Saúde confirma duas mortes por dengue em Apucarana

Segundo o relatório do Inmet, a intensidade do El Niño deve passar de forte, classificação atual, para fraca a partir de abril. "As previsões de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) para a região do Oceano Pacífico Equatorial, produzidas a partir de modelos climáticos globais, indicam alta probabilidade (98%) de que as condições do El Niño persistam até, pelo menos, abril de 2024", projetou o Inmet. Após abril, o El Niño deve variar de moderado a fraco e as temperaturas devem atingir a neutralidade de abril a junho, com 66% de probabilidade.

continua após publicidade

Para o segundo semestre, o Inmet vê probabilidade acima de 50% de ocorrência do fenômeno climático La Niña.

Em relação à previsão do armazenamento de água no solo, as chuvas observadas nos últimos meses contribuíram para a elevação dos níveis de umidade no solo em grande parte do Brasil, observou o Inmet, principalmente no sul da Região Norte e em áreas da região central do País. "A previsão do armazenamento de água no solo para este mês indica uma manutenção da umidade no solo, já em grande parte da Região Sul a previsão indica elevados níveis de umidade", apontou o Inmet. O instituto afirmou que não há expectativa de elevação dos níveis de água no solo nas partes central e leste da Região Nordeste, noroeste da Região Norte e norte da Região Sudeste.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Inmet prevê enfraquecimento do El Niño e possibilidade de La Niña"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!