MAIS LIDAS
VER TODOS

OPINÕES DE ESPECIALISTAS

Influencer dá à luz no mar; médicas alertam para riscos

A influencer alemã Josy Peukert, de 37 anos, viralizou nas redes sociais por ter dado à luz o filho em uma praia na Nicarágua

Da Redação

·
Influencer dá à luz no mar; médicas alertam para riscos
Icone Camera Foto por Reprodução/Redes Sociais
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.06.2022, 17:53:08 Editado em 06.06.2022, 17:53:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A influencer alemã Josy Peukert, de 37 anos, viralizou nas redes sociais nos últimos dias por ter dado à luz o filho mais novo, Bodhi Amor Ocean, em uma praia na Nicarágua. O bebê nasceu em 27 de fevereiro.

continua após publicidade

As fotos do parto de Josy causaram comoção nas redes, com usuários demonstrando preocupação com as condições de higiene de uma praia para o nascimento. Médicas ouvidas pela reportagem do g1 apontaram, entretanto, que o principal risco no procedimento é a falta de assistência durante o parto, e não necessariamente a água do mar, mas ela pode, também, estar contaminada.

"A questão toda não é o fato de ter sido no mar – é, talvez, desse parto ter sido desassistido", opina a médica obstetra Betina Abs, da Caza da Vila, em São Paulo. Ao jornal britânico Daily Mail, a influencer afirmou não ter feito acompanhamento médico ou exames durante a gravidez.

continua após publicidade

"A maioria dos partos acontecem sem nenhum problema, mesmo. Mas tem alguns que têm complicações – e é por isso que precisa de um acompanhamento profissional, com enfermeiro, médico. E se você tem uma complicação, ela estando no mar, para onde que ela ia correr? É a mesma coisa que querer ter um parto em casa, sozinha", completa Abs.

A ginecologista Larissa Cassiano, especializada em gestação de alto risco, reforça o risco da desassistência. "Para que esse parto aconteça ali, é importante que ela tenha o suporte de pelo menos 2 a 3 pessoas e que ela tenha um suporte dos materiais muito próximo dali", afirma.

"A ideia principal não é que [ela] não possa, que seja proibido, mas que ela tenha uma equipe preparada para isso e também um dia favorável para isso – que o mar não esteja agitado e, também, que a temperatura da água esteja mais alta, porque a gente sabe que a temperatura do mar geralmente é um pouco mais baixa", lembra.

continua após publicidade

Um outro detalhe importante é que o mar, além de imprevisível, por causa das ondas, também tende a ser frio. Isso é importante porque, ao nascer, o bebê perde muito calor. Por isso, as especialistas reforçam que o neném precisa ficar seco e aquecido o mais rápido possível depois do nascimento.

"Dentro do útero materno, ele está a uma temperatura materna, que é entre 36°C e 37°C. Quando ele nasce num ambiente mais molhado, ele acaba perdendo muito calor para o ambiente – e isso também prejudica a transição da vida fetal para a neonatal desses bebês", explica a médica Romy Schmidt Brock Zacharias, coordenadora médica materno-infantil do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

"Então, é importante que tenha sempre um cuidado de colocar junto à mãe, no pele a pele, e secá-lo logo após o nascimento. A hipotermia no recém-nascido também é um fator que a gente precisa tomar cuidado", reforça.

continua após publicidade


Falta de estudos e água contaminada

continua após publicidade

A possível contaminação da água também precisa ser levada em consideração, mas Zacharias aponta a falta de dados e estudos sobre o assunto. "Até hoje, as sociedades médicas falam mais a respeito de parto nas águas doces, de banheira, então a até hoje não tem nenhum estudo ou uma intenção de estudo falando da questão de água do mar. O que a gente consegue é fazer um pouquinho de um paralelo", explica a médica do Einstein.

Ela aponta, por exemplo, que as entidades veem benefícios em ter o primeiro e o segundo estágios do parto na água (doce) – mas que, na fase expulsiva, em que o bebê sai, há o risco de infecção."A água do mar é contaminada – não tem uma garantia que ela seja isenta de bactérias e até outras substâncias. A gente realmente não pode afirmar – porque não tem dados sobre isso – se o bebê não está sujeito a outro tipo de problema. Realmente não tem dados sobre isso", completa Zacharias.

Larissa Cassiano aponta, por outro lado, que existem muitas praias contaminadas e inapropriadas para banho. "Expor uma gestante, um recém-nascido, a esse local, a gente aumenta muito o risco de infecção – para ela, pelo canal de parto, pro recém-nascido. Aqui no Brasil, por exemplo, se a gente for pensar, a gente não tem equipes habilitadas para esse tipo de assistência ao parto – está aumentando riscos [ao fazer isso]", lembra.

continua após publicidade

"Mas, se a paciente se sente segura para isso, se ela tem uma equipe que consiga ajudar e ela quer, é difícil dizer que tem um problema", pondera.

Já Betina Abs vê o cenário de outra forma.

"Se vai fazer mal pro bebê, vai fazer mal pra mãe também, então ela nem devia ter entrado na água. Se a água está contaminada, está para todos. Eu imagino que ela não tenha entrado numa água contaminada. Ela não foi pra Santos, não foi pra Guarujá [cidades no litoral de São Paulo]", argumenta.

"Não que eu ache que a gente tem que sair por aí fazendo partos no mar – porque, normalmente, quando você está numa praia, é um parto desassistido", reforça.

"A vagina só abre quando a cabeça do bebê vai passar – e aí a cabeça do bebê tá funcionando como uma rolha. Nada vai entrar dentro dela. Se ela tiver uma laceração, bom, vai ser algo mais superficial, mais na pele, aí a água do mar realmente não é muito boa, teria que lavar depois e dar o ponto", conclui Abs.


Fonte: g1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Influencer dá à luz no mar; médicas alertam para riscos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!