MAIS LIDAS
VER TODOS

educação

Inep divulga nota de corte para provas do Revalida

O resultado deve ser equivalente à soma dos pontos nas provas objetiva e discursiva

Da Redação

·
Inep divulga nota de corte para provas do Revalida
Icone Camera Foto por Agência Brasil
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.03.2022, 21:35:43 Editado em 04.03.2022, 21:35:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Participantes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/1 precisam tirar, no mínimo, 99,6 pontos de 150, o que corresponde a 66% da nota máxima para serem aprovados na primeira etapa do exame. A prova será neste domingo (6).

continua após publicidade

O resultado deve ser equivalente à soma dos pontos nas provas objetiva e discursiva, sem a possibilidade de percentual ou arredondamento. A nota de corte foi divulgada nesta sexta-feira (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nota de corte

continua após publicidade

Segundo o Inep, o estabelecimento da nota de corte se refere ao processo pelo qual uma nota é determinada para a aprovação dos examinados. No caso do Revalida, essa nota é estabelecida por meio do método Angoff Modificado, que consiste no julgamento do nível de dificuldade dos itens que compõem a prova por um grupo de especialistas, neste caso, professores de cursos de Medicina integrantes da Comissão de Avaliação de Itens (CAI).

As notas de corte diferentes são adotadas a cada edição, de forma que cada uma corresponde a seu respectivo nível de dificuldade. Assim, edições mais fáceis têm notas de corte mais altas e edições mais difíceis possuem notas de corte mais baixas, sendo que todas as edições consideram o que seria o conhecimento mínimo de médico minimamente apto a atuar no Brasil.

Nas últimas três edições do Revalida, as notas de corte da primeira etapa também tiveram variação. Na edição de 2017, essa pontuação correspondia a 57% (85 pontos) da nota máxima - 150. Em 2020 e 2021, o percentual variou entre 61% e 60%, o que equivale a 92 e 90 pontos, respectivamente.

continua após publicidade

Primeira etapa

A primeira etapa do Revalida é formada por provas objetiva e discursiva, aplicadas no mesmo dia, em dois turnos - matutino e vespertino, respectivamente. Pela manhã, os médicos terão até cinco horas para resolverem 100 questões de múltipla escolha e, à tarde, até quatro horas para responder cinco questões discursivas. O participante com recurso de tempo adicional terá uma hora a mais para finalizar as provas, em cada turno.

Os conhecimentos cobrados nesta etapa do exame são referentes aos atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária.

continua após publicidade

Exame

Os portões dos locais de aplicação do Revalida 2022/1 serão abertos às 7h (horário de Brasília) e fechados às 7h45, para o primeiro turno. O início das provas será às 8h em todas as cidades de aplicação: Brasília, Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). O primeiro turno termina às 13h. No período da tarde, os portões serão abertos às 14h30 e fechados às 15h15. A aplicação da prova discursiva ocorrerá das 15h30 às 19h30.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Inep divulga nota de corte para provas do Revalida"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!