MAIS LIDAS
VER TODOS

Cultura

Indonésia: comunidade desenterra mortos para ritual com direito a foto

Uma comunidade situada na ilha de Sulawesi, na Indonésia, tem um ritual muito peculiar que deixaria muitas pessoas assustadas

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.08.2022, 16:14:56 Editado em 30.08.2022, 16:53:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma comunidade situada na ilha de Sulawesi, na Indonésia, tem um ritual muito peculiar que deixaria muitas pessoas assustadas: as famílias da localidade retiram seus entes queridos dos túmulos para reencontrá-los e cuidar do seu lugar de descanso final. Além disso, elas trocam as vestimentas dos mortos.

continua após publicidade

A prática do povo toraja foi batizada como "manene". A cerimônia é encarada com leveza por grande parte do povoado, embora pareça macabro.

Direito a foto

A cultura toraja mistura crenças cristãs com práticas animistas e, uma amostra disto, é o altíssimo respeito de desenterrar os falecidos para trocar suas roupas e fazer oferendas para eles.

continua após publicidade

Os nativos também acreditam que, com o ritual, terão ótimas colheitas. Eles também presenteiam os cadáveres com coisas que eles gostavam. Por conta disso, há fotos em que os mortos surgem com cigarros acesos na boca.

E muita gente tira fotos ao lado dos falecidos, levando eles para um "giro" pela vila.

Trata-se, na visão da comunidade, de uma reunião com familiares queridos, que são devolvidos aos seus túmulos ao final da cerimônia.

continua após publicidade

As áreas onde ficam os túmulos, aliás, têm a presença de estátuas (chamadas de "tau tau") representando os mortos, que são mantidas todas juntas e com as faces viradas para as vias públicas, como se estivessem cuidando dos vivos que transitam por ali — um símbolo de proteção.

Perto dos mortos

Esta aproximação com os mortos, porém, não ocorre apenas durante a "manene".

Na comunidade toraja, é costume que as pessoas mantenham dentro de sua casa, por muito tempo (às vezes semanas, meses e até anos), o familiar falecido, antes de ele ser sepultado.

continua após publicidade

O corpo é preservado com formol e vestido com suas antigas roupas favoritas.

Muitas famílias, inclusive, conversam com os defuntos como se eles tivessem vida — tudo por causa da crença de que o espírito permanece junto ao corpo após a morte, até que todos os ritos funerários e o enterro sejam realizados.

Fonte: Nossa UOL.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Indonésia: comunidade desenterra mortos para ritual com direito a foto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!